O Instituto Vital Brazil fecha o ano em grande estilo. No dia 5 de dezembro, a instituição inaugura uma nova e moderna área que vai contemplar todas as etapas de produção do soro, seu carro chefe. Entre as vantagens do novo espaço, destacam-se o aumento da capacidade de produção de soros, a diminuição do risco de contaminação microbiana e a melhoria da eficiência na produção.

“O soro é feito em três grandes etapas: produção do plasma, produção do concentrado de imunoglobulina e envase de ampolas. A primeira parte é realizada na Fazenda Vital Brazil, na mais moderna central de produção de plasma do país, construída em 2010, e agora estamos em obra para adequar e unir as duas outras etapas para que o produto final seja ainda melhor”, disse o presidente do Instituto, Antônio Werneck.  “Também podemos ressaltar que a nova área tem como objetivo a certificação das Boas Práticas de Fabricação”, completou.

A área de produção de soros hiperimunes passou por um processo de revitalização para ficar de acordo com os parâmetros exigidos pela Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa). De acordo com a assessora técnica de arquitetura, Cláudia Cantreva, o novo espaço terá, como solução para área limpa, produtos como divisórias, forro autocortante, portas com intertravamento, visores, pass-throughs e trampas (caixa de passagem usada para transferência de material entre salas de classificação diferente), luminárias e acessórios especiais, todos com padrão “GMP” (Good Manufacturing Practices). Além disso, dispõe de sistema de HVAC (climatização com controle de temperatura, umidade, ventilação e exaustão mecânica) para áreas que necessitam de controles especiais com graus de qualificação que variam de D à B e A sob fluxo direcional, e também piso específico com proteção antibacteriana. “O espaço foi pensado de forma a reunir todas as fases da produção num único local, o que otimiza e aumenta o controle do processo de fabricação”, disse Cláudia.

O Instituto é um laboratório oficial e fornece oito tipos diferentes de soros hiperimunes para o Ministério da Saúde que inclui soros antipeçonhentos, antitetânico e antirrábico. Apenas em 2013, 206 mil ampolas foram entregues aos pacientes do Sistema Único de Saúde e ajudaram a salvar mais de 158 mil pessoas acidentadas, de acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

Além da obra que vai melhorar todas as etapas da produção dos soros hiperimunes, o Instituto também investiu em compra de equipamentos que aumentarão a produção em 50%. Desde o dia 1º de setembro, todos os colaboradores envolvidos nesse processo estão em treinamento de normas, procedimentos e manuseio dos novos equipamentos.

Mais inaugurações – No mesmo dia, o Instituto também  inaugurou o Laboratório de Artrópodos. O espaço tem como principal objetivo o desenvolvimento de biopesticida a partir de fungos entomopatogênicos para controle de aranhas de interesse médico. O Laboratório é fruto do Edital N0 03 / 2011 – Apoio à Inovação Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) com contrapartida do Instituto. Conta com 7 salas (laboratório geral, sala de cultivo e manipulação, sala de testes, sala de microscopia, lavagem e esterilização, recepção e escritório) em área de aproximadamente 100m². Outro espaço a ser inaugurado será o novo prédio do Centro de Estudo do Instituto, que passou por obras de reforma para readequação do espaço.

O Instituto – O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

Vital Brazil inaugura nova área de produção de soro
Anterior

Vital Brazil inaugura nova área de produção de soro

Próxima

Brasil lança primeira molécula totalmente sintetizada no País

Brasil lança primeira molécula totalmente sintetizada no País