A Supera Farma – joint venture pioneira no mercado nacional, que atua na promoção e comercialização de medicamentos – deu mais um importante passo rumo à sua expansão no mercado farmacêutico com a recém-implementação do sistema SAP em seus processos. Em linhas gerais, o trabalho da ferramenta é automatizar funções relacionadas às finanças, logística, produção, suprimentos e recursos humanos, ou seja, no gerenciamento de práticas administrativas e atividades de gestão, para que a empresa esteja preparada para estabelecer novos negócios.
A SAP é uma empresa de origem alemã, líder global de mercado em soluções de negócios colaborativos e multiempresas. É um dos sistemas de gestão mais usados e seguros do mundo. Sua última versão do software foi implementada na farmacêutica ao longo dos últimos meses e concluída este ano. “A adoção do sistema SAP foi um grande desafio para nós e representa uma mudança significativa nos processos da Supera. Contamos com cerca de 100 colaboradores, entre funcionários e consultores, trabalhando diretamente nesta transição. Nosso objetivo é alcançarmos maior eficiência operacional, integração e segurança”, conta Rafaela Coura, gerente executiva de Tecnologia da Supera Farma.
Rafaela Coura acrescenta que o sistema tem como função preparar a empresa para o futuro, já que a torna mais sustentável do ponto de vista do negócio. “Implementamos os principais processos que o negócio precisava e, agora, vamos para a próxima fase que será suprir necessidades específicas das áreas”, explica.
De acordo com o diretor Administrativo e Financeiro, Alexandre Correa, a implementação também apoiará o crescimento da empresa, garantindo integração dos processos internos, segurança, ajudando na tomada de decisão com informações em tempo real e a buscar eficiência operacional. “Compramos o que havia de melhor no mercado de software e fizemos poucas customizações. Com isso, padronizamos nossos processos de acordo com a prática do mercado, para sermos mais competitivos”, acrescenta.
Para realizar esta mudança com um prazo recorde, a empresa contou com o auxílio dos parceiros: META – implementação do SAP Rise S/4Hana; HX – implementação do SAP SuccessFactors; ADEJO – implementação das soluções Thomson Reuters; AHGORA – software de relógio de ponto e férias; e QUALITY – validação do sistema SAP (documentação obrigatória para farmacêuticas).
“Ganhamos mais robustez e segurança para impulsionar o avanço da Supera Farma. Não vamos parar de evoluir para seguir com o propósito de levar a maior diversidade de medicamentos ao maior número de médicos e pacientes, provendo soluções em saúde e transformando vidas, em busca de ser uma das dez maiores farmacêuticas em prescrição médica no país”, finaliza Alexandre Correa.
Sobre a Supera Farma – Joint venture inédita no mercado nacional, atua com gestão compartilhada para a promoção e comercialização de medicamentos estabelecidos, referência e inovadores. Fundada em 2011 pelos laboratórios nacionais Cristália e Eurofarma, atualmente conta com 900 colaboradores e possui escritório em São Paulo, além de um centro de distribuição em Pouso Alegre/MG.
Divulgação Supera Farma