O trabalho “Otimização da síntese de isoniazida com reatores de microfluídica” rendeu ao Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos / Fiocruz) o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2021, na categoria Empresa. Feito em parceria com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT), o estudo tem como objetivo aperfeiçoar a produção de isoniazida, antibiótico usado no tratamento da tuberculose.

Núbia Boechat, vice-diretora de Educação, Pesquisa e Inovação de Farmanguinhos, ficou à frente das pesquisas. Ela já havia vencido, no início do mês, o 4º Prêmio Mulheres Brasileiras em Química e Ciências Relacionadas, na categoria Líder na Indústria, pelo desenvolvimento de novos medicamentos no combate à leucemia e à Aids.

O Prêmio Kurt Politzer, que este ano completou sua 20ª edição, é promovido pela ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química. Já o Prêmio Mulheres Brasileiras em Química e Ciências Relacionadas é uma iniciativa das sociedades Americana e Brasileira de Química (ACS, na sigla em inglês, e SBQ, respectivamente).

Parabéns a Núbia e a todos os pesquisadores de Farmanguinhos!

Anterior

Aché lança seu primeiro probiótico com 10 bilhões de bifidobactérias em tecnologia exclusiva

Próxima

Prati-Donaduzzi investirá em novos medicamentos e produtos para o tratamento de doenças do Sistema Nervoso Central

Prati-Donaduzzi investirá em novos medicamentos e produtos para o tratamento de doenças do Sistema Nervoso Central