Empresa constroi uma cultura organizacional voltada para a sustentabilidade por meio da ação integrada das áreas internas
Mudar a cultura organizacional é o ponto de inflexão nas empresas para que incorporem efetivamente os princípios ESG (ambiental, social e de governança). Nessa linha, a Libbs Farmacêutica alia seus diferentes setores internos ao de Recursos Humanos (RH) para promover a capacitação do corpo funcional. Este é o segundo caso de sucesso da série “Cultura ESG transformando o RH”, na qual a ABIFINA destaca iniciativas das empresas associadas.
As ações de ESG na Libbs são conduzidas de forma multidisciplinar. Por exemplo, a empresa conta com um código de conduta que expressa diretrizes quanto ao assédio moral, assédio sexual, abuso de poder e discriminação. Desde 2022, esses temas são reforçados anualmente pela equipe de Compliance, com apoio dos times de Cultura e de Desenvolvimento de Talentos, por meio de treinamentos e campanhas internas.
A empresa também busca continuamente entender o clima organizacional por meio de comentários e respostas coletadas nas pesquisas de clima, garantindo que todos tenham um espaço seguro para se expressar.
Quanto a capacitação, o Treinamento de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual é oferecido para cipeiros, ou seja, os colaboradores que atuam na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), para lidarem com tais assuntos. A Cipa, por agir em toda a empresa, é figura essencial na identificação de casos de assédio e discriminação, e pode adotar medidas para enfrentá-los.
Já o Workshop de Vieses Inconscientes tem o objetivo de prevenir e combater a discriminação no ambiente de trabalho. Vieses inconscientes são crenças, atitudes ou pressupostos que se desenvolvem de forma subconsciente e que podem influenciar a forma como pensamos e agimos. Eles são baseados em estereótipos e preconceitos sobre raça, gênero, classe, orientação sexual, idade, entre outros. Aceitar que temos vieses é o primeiro passo rumo à mudança. A elaboração dos treinamentos leva o olhar especializado dos profissionais de Desenvolvimento de Talentos.
“As ações de ESG na Libbs são conduzidas de forma multidisciplinar e a contribuição da nossa área é com o desenvolvimento dos colaboradores desde seu primeiro dia na empresa e a construção da cultura corporativa. Temos uma equipe dedicada a apoiar, elaborar e avaliar todo o conteúdo a ser compartilhado nas capacitações”
Henrique Holzhausen, diretor de Cultura e Processos da Libbs
Toda a empresa por um objetivo
Uma série de ações de ESG são conduzidas por diferentes setores internos da Libbs. No aspecto social, a empresa apoia a capacitação técnica de jovens entre 16 e 21 anos moradores de Embu das Artes e região, onde tem sua fábrica, por meio de cursos ministrados pelo Senai.
Além disso, a Libbs patrocina projetos culturais alinhados ao propósito institucional de transformar conhecimento em saúde e que contribuam para levar informação sobre saúde e bem-estar e combater o preconceito com relação a pacientes e doenças. Em 2023, a empresa selecionou seis projetos e, em novembro de 2024, abriu as inscrições para patrocínio de projetos via leis federais de incentivo à cultura (Lei Rouanet e Lei do Audiovisual).
No pilar ambiental, a companhia iniciou este ano os Diálogos de Meio Ambiente na unidade fabril Galênica, envolvendo diversas áreas produtivas, para fortalecer o engajamento das equipes e impulsionar a adoção de práticas sustentáveis. Outras atividades são: inventário de emissões de carbono; logística reversa de embalagens de dermocosméticos, medicamentos e perfurocortantes; descarte adequado de amostras grátis; tratamento de efluentes industriais; reuso de água e compostagem de resíduos do restaurante da fábrica.