Uma conquista histórica para Farmanguinhos. O Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu a certificação de Boas Práticas de Fabricação (BPF), o que reforça sua excelência em qualidade e produção de medicamentos para atender a população brasileira. O documento foi expedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após inspeção realizada nas instalações do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), ao longo da última semana de julho.


O Certificado de Boas Práticas de Fabricação é um documento concedido pela Anvisa comprovando que o estabelecimento está de acordo com a legislação sanitária brasileira vigente, assegurando a produção de medicamentos com qualidade garantida. São avaliadas as condições da fábrica, desde utilidades, tais como sistema de refrigeração, água, vapor, validações dos equipamentos utilizados nas fabricações dos medicamentos. Outro critério de suma importância são as instruções estabelecidas nos Procedimentos Operacionais Padrões (POPs).


Ano passado, a unidade já havia renovado o certificado da linha de sólidos penicilínicos (amoxicilina cápsula) produzidos no Prédio 40. Como a certificação é concedida por linha de produção, foram inspecionadas as demais, localizadas no Prédio 70: sólidos (comuns e antirretrovirais). Além da área produtiva, foram também avaliados os setores de Almoxarifado e Controle de Qualidade. Garantia da Qualidade, Utilidades, Núcleo de Validação e Qualificação, Serviço de Atendimento ao Cidadão, Farmacovigilância e Manutenção contribuíram com informações e documentação.


Fonte: Farmanguinhos

Pré-qualificação da OMS
Anterior

Pré-qualificação da OMS

Próxima

Biolab participa do 67º Congresso Brasileiro de Cardiologia