O encontro discutiu sobre a indústria da ciência da América Latina

Nos dias 10 e 11 de setembro, o Rio de Janeiro sediou a Bio Latin America, organizada pela Biominas, com parceria estratégica do Instituto Vital Brazil. O objetivo do encontro foi a troca de conhecimentos acerca do acesso à inovação e a apresentação de oportunidades de parcerias na indústria da ciência da América Latina. O evento reuniu cerca de 500 executivos, acadêmicos e investidores do setor de Biotecnologia de todo o mundo. 

O Instituto Vital Brazil foi representado por sua diretoria e área de Biomedicamentos e incubadora de empresas de biotecnologia (Parque Tecnológico da Vida). Na ocasião, foram apresentadas nove startups para avaliação dos fundos de investimento presentes no evento, entre elas, a JBM Diagnóstico, que falou sobre as pesquisas para o desenvolvimento de exames em papel de filtro de hemoglobina glicada, na triagem da diabetes. 

As startups foram avaliadas por uma banca formada por Luis Eduardo Cunha, do Instituto Vital Brazil; Sergio Mecena, do Parque Tecnológico da Vida; Peter Boot, representante do Lagoa Investimentos; Otakar Guilherme, representante do Geciv (Grupo Executivo do Complexo Industrial das Ciências da Vida) e Subsecretário de Ciência e Tecnologia do estado. 

“Avaliamos a capacidade técnica das equipes de investimentos, o estado de desenvolvimento do produto, a perspectiva de retorno financeiro e a visão de futuro de cada investimento”, explica Mecena, um dos avaliadores. Os dois primeiros colocados serão premiados com a inscrição gratuita na Bio Convention 2015, na Filadélfia, onde terão a oportunidade de apresentar suas ideias.

Considerado um sucesso, a Bio Latim America foi comparado ao padrão norte-americano. Além de proporcionar o intercâmbio de empresas do ramo, o evento vai virar publicação até o final do ano. Organizada pela Biominas, Parque Tecnológico da Vida e Lagoa Investimentos, a publicação será como um guia para as empresas que desejam ser captalizadas por fundos de investimentos e grupos de pesquisas que almejam se transformar em empresas de base tecnológica.   

Entre as empresas participantes, estavam a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Sebrae, os laboratórios Pfizer, Libbs, Sanofi, Merk, MSD, Cristálim, Lilly, Amgen, Grupo Farma Brasil. O evento contou, ainda, com a presença de Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Bionovis.   

Vital Brazil na Bio Latin America: Parceiro estratégico do evento, o presidente do Instituto Vital Brazil, Antonio Werneck, participou da company presentation e da sessão “Incentivizing Entrepreneurship and Investment in Latin America”. “Venham desenvolver aqui, pois nós somos os facilitadores de produção de insumos que melhoram a saúde no país”, destacou Werneck em uma das suas apresentações. 

Anterior

Anvisa participa do lançamento de plataforma para rastrear medicamentos

Próxima

Pesquisador da Fiocruz é um dos mais influentes do mundo na área de vacinas

Pesquisador da Fiocruz é um dos mais influentes do mundo na área de vacinas