Webinar Biodiversidade e desafios regulatórios

O Brasil precisa adotar um novo paradigma para uso da biodiversidade, de maneira a alavancar a inovação e ao mesmo tempo preservar o patrimônio genético nacional. Essa é a visão dos participantes do webinar “Biodiversidade como estratégia para diminuição da dependência externa – desafios regulatórios”, que a ABIFINA realizou no dia 2 de junho. O evento integra uma série de debates promovidos pela entidade sobre como a biodiversidade pode contribuir para a redução da dependência externa brasileira.

Para o pesquisador Glauco de Kruse Villas Bôas, do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), o Brasil precisa de uma política de desenvolvimento criado a partir da biodiversidade, que estimule uma inovação endógena brasileira. “O potencial de inovação a partir da biodiversidade é incalculável”, afirmou. Em sua visão, é necessário repensar toda a cadeia produtiva. Ele propôs a criação de programas de bioprospecção focados em cada bioma, além da formação de bases de dados cooperativas, que funcionem a partir de licenças de uso e de propriedade intelectual mais flexíveis, como corre no modelo dos creative commons. 

Villas Bôas acredita ser necessário também o estabelecimento de um sistema nacional de inovação em medicamentos da biodiversidade. Esse sistema deve ser apoiado, em sua opinião, por redes de cooperação que integrem os diversos atores da cadeia e que trabalhem com os conhecimentos tradicionais e populares, além do científico. “É importante que o conhecimento dos atores locais, das comunidades tradicionais, agrícolas, das empresas, das universidades e do governo forme uma base para a gestão de programas de inovação”, defendeu.

No debate, especialistas e acadêmicos lembraram os 50 anos da Conferência de Estocolmo, grande marco das discussões internacionais sobre sustentabilidade, e defenderam que é necessário repensar o modelo de exploração predatória dos recursos naturais. Para eles, o caminho passa pela adoção de um novo paradigma regulatório e econômico, baseado na economia verde e que busque a redução das desigualdades.

A consultora em Práticas Integrativas e Complementares, em Assistência Farmacêutica e em Gestão da Qualidade, Katia Torres, defendeu que a saúde deve fazer parte dos sistemas nacionais de inovação. Em sua opinião, o conhecimento e a inovação a partir da biodiversidade são a base para o desenvolvimento. “O conhecimento é a base de tudo. A partir desse processo inovativo é que vamos ter o fortalecimento da produtividade e da competividade, e, assim, o desenvolvimento econômico. Não precisamos de grandes tecnologia e equipamentos de última geração. A inovação pode vir de processos de aprendizagem, de transmissão desse conhecimento”, argumentou.

Para a pesquisadora Carolina Bueno, do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antonio Ivo de Carvalho, a urgência de lidar com a mudança climática vai impulsionar a sociedade a buscar um modelo de transição para a chamada economia verde. “A gente atingiu os limites biofísicos do planeta. O caminho é o da proteção da biodiversidade”, alertou. Para ela, é preciso superar o modelo hegemônico baseado no agronegócio e no desmatamento, pois esse modelo não só aumenta a desigualdade como leva à destruição do patrimônio genético.

Na mesma linha, Norberto Rech, professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), argumentou a favor da centralidade da biodiversidade para o desenvolvimento de políticas de desenvolvimento. O acadêmico também questionou que modelo de desenvolvimento se pretende seguir. Segundo ele, é preciso estar atento para não seguir a lógica predatória do modelo atual. “Muitas empresas estão com preocupação de discutir as boas práticas ambientais, as práticas sociais e as boas práticas de governança. Esse processo, se não pensado sob o ponto de vista da sustentabilidade, fica socialmente comprometido”, advertiu. Rech frisou ainda a importância de um Estado regulador e a construção de políticas públicas em diálogo com a sociedade.

A abertura do evento ficou a cargo do presidente Executivo da ABIFINA, Antonio Carlos Bezerra, e a coordenação foi de Ana Claudia Oliveira, consultora da entidade.

Assista ao evento completo.

'Monitoramento de Ilegais AgroVet' reúne notícias sobre pirataria de insumos agropecuários
Anterior

'Monitoramento de Ilegais AgroVet' reúne notícias sobre pirataria de insumos agropecuários

Próxima

Governo anuncia nova redução de 10% no Imposto de Importação de bens comercializados