O ministro da Saúde, Arthur Chioro, garantiu a continuidade da política de desenvolvimento produtivo, em encontro organizado no dia 4 de maio, em São Paulo, pelo Comitê da Bioindústria, ligado à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A ABIFINA foi representada pelo seu 2º Vice-Presidente, Reinaldo Guimarães, tendo também comparecido ao evento o seu diretor de relações institucionais, Odilon Costa.
Chioro afirmou que manterá as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) e a incorporação tecnológica no mercado público. Ele enfatizou ainda o fortalecimento das bases jurídicas e organizacionais desta política, resultante das novas normas estabelecidas no final do ano passado.
O ministro destacou também desafios relevantes para a saúde pública, como a consolidação dos programas vinculados à atenção básica, incluídos o Mais Médicos e o novo Mais Especialidades. Este último tem como alvo as ações de média complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e será implantado em etapas, começando com ortopedia, cardiologia e gineco-obstetrícia.
A apresentação abordou ainda a preocupação com a alta taxa brasileira de partos cesáreos, uma realidade inadmissível na visão do ministro, e a atual epidemia de dengue, cuja solução depende do comprometimento das três esferas de governo.
O encontro foi coordenado pelo empresário Ruy Baumer e presidido pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf. Esteve no evento Jarbas Barbosa, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, recentemente indicado para assumir uma diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também participaram empresários, médicos e dirigentes de associações representativas do setor produtivo.