A ABIFINA tem mantido reuniões regulares com diretores da Anvisa para discutir a retomada do desenvolvimento industrial no setor de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) e os desafios atuais que impedem o progresso. No dia 17 de agosto, uma audiência virtual foi realizada com o Diretor Rômison Rodrigues Mota, da Quarta Diretoria da Anvisa, juntamente com servidores da Agência e associados da ABIFINA. Durante a reunião, foram discutidos os seguintes pontos:
- Sistemática para inspeções em empresas farmoquímicas internacionais que produzem IFAs e intermediários;
- Reconhecimento de relatórios de inspeção (reliance);
- Necessidade de revisão urgente da RDC 204/17 para promover a nacionalização e incentivar a cadeia produtiva brasileira;
- Acordos de Cooperação Internacional;
- Solicitação de Certificação de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) para intermediários de IFAs.
Marcus Aurélio Miranda de Araújo, da Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS), destacou a necessidade de otimizar as filas de análise de inspeções, a possibilidade de implementar uma matriz de risco, e aprofundar o debate sobre a solicitação de certificação para intermediários, conforme estabelecido na RDC 672/2022.
Antônio Carlos Bezerra, presidente-executivo da ABIFINA, encerrou a reunião enfatizando a importância de discutir IFAs no cenário nacional, bem como as dificuldades enfrentadas pelo setor e a necessidade de focar na indústria nacional para reduzir vulnerabilidades.
Marina Moreira, Bruna Oliveira e Fernanda Costa, da equipe técnica da ABIFINA, também participaram do encontro.