A ABIFINA marcou presença no I Congresso dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil, evento promovido pela Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (ALFOB). O Congresso ocorreu entre os dias 8 e 10 de agosto de 2023, em Brasília, e contou com a participação de Antonio Carlos Bezerra, presidente Executivo da ABIFINA. 

Mesa Redonda I: “Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologias em Atendimento ao SUS: o Papel Normativo do Estado e a Garantia da Efetividade”  

Antonio Carlos Bezerra integrou esta Mesa Redonda, que teve como objetivo discutir os obstáculos e mecanismos de aprimoramento para a obtenção efetiva de resultados para a saúde brasileira, com foco nos projetos de transferência de tecnologia realizados no âmbito do Complexo da Saúde. 

 Ao seu lado, representantes da SECTICS/Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, CONASS e ALFOB debateram sobre: 

  • Legislação relativa ao Complexo da Saúde 
  • Ganhos e vantagens envolvidos nos processos de transferência de tecnologia 
  • Inteligência de mercado e horizonte tecnológico 
  • Monitoramento de indicadores 

Dentro do contexto dos debates ocorridos, a ABIFINA identifica três grandes eixos como imprescindíveis para o desenvolvimento do Complexo Industrial da Química Fina no Brasil: (I) Produção local; (II) Ciência, tecnologia, inovação, regulação sanitária e propriedade intelectual; e (III) Responsabilidade socioambiental. A entidade também destaca a importância do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS) e da política de Compras Públicas pelo Estado através das PDPs, vendo-os como fundamentais para fortalecer este segmento. 

Bezerra acrescenta: “A reativação do GECEIS e do CNDI poderá impulsionar o desenvolvimento de uma política industrial para o setor da Química Fina, essencial ao fortalecimento do segmento”.” 

A Mesa Redonda transcorreu em formato coloquial, ao estilo talk show, criando um ambiente propício para a livre troca e construção de ideias. Os moderadores Luiz Antônio Marinho Pereira e Rodrigo Silvestre conduziram o debate com maestria, assegurando a participação ativa do público, que pôde fazer perguntas e comentários. 

Este evento representou mais uma oportunidade para a ABIFINA reafirmar seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento tecnológico no setor farmacêutico brasileiro. 

Anterior

ABIFINA publica artigo na Revista Química e Derivados e destaca medidas fundamentais para o avanço do Complexo Econômico Industrial da Saúde

Próxima

ABIFINA participa da solenidade de lançamento do “NOVO PAC – Desenvolvimento e Sustentabilidade”

ABIFINA participa da solenidade de lançamento do “NOVO PAC – Desenvolvimento e Sustentabilidade”