A 5ª Reunião do Comitê Executivo e Conselho de Competitividade do Complexo Industrial da Saúde (GECIS) aconteceu no dia 18 de junho, em Brasília, e trouxe novas e positivas perspectivas para a indústria farmacêutica nacional. No encontro, realizado no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), foram anunciadas pelo Ministério da Saúde (MS) novas 27 parcerias entre laboratórios públicos e privados que vão resultar na produção nacional de 14 biológicos.
A ABIFINA participou da reunião com a presença do presidente da entidade Ogari Pacheco, o 1º vice-presidente, Nelson Brasil, os vice-presidentes setoriais Jean Peter, Nicolau Lages e Lélio Maçaira, e seus diretores Odilon Costa e Reinaldo Guimarães. Ainda, participaram do evento os ministros Alexandre Padilha e Marco Antonio Raupp, e o presidente da CNI, Robson Andrade.
Durante as apresentações, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do MS, Carlos Gadelha, apresentou as novas parcerias e detalhou o novo modelo competitivo de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), que envolverá vários laboratórios para a fabricação de cada produto com o objetivo de gerar competitividade e acelerar o processo de transferência de tecnologia.
Já o presidente da ABIFINA, Ogari Pacheco, apresentou os investimentos já concluídos pela Cristália em planta produtiva de biotecnologia. O vice-presidente de negócios do Libbs, Alcebíades Athayde Júnior, e o presidente da BioNovis, Odnir Finotti, falaram sobre projetos na área de biotecnologia. Ao final do evento, os representantes dos laboratórios assinaram as novas PDPs.