O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promoveu em 05 de maio a palestra “O sistema brasileiro de inovação: uma proposta de ‘políticas orientadas por missões’”. Segundo estudo apresentado pelo professor Caetano Penna, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as “políticas orientadas por missões” são sistêmicas e se baseiam no estado da arte do conhecimento científico para atingir metas de longo prazo.

Com base no documento, Penna explicou que a política de inovação deve ser construída sobre características-chave como incerteza, cumulatividade e coletividade, combinadas a investimentos permanentes. Além disso, deve ser baseada em diagnósticos e prognósticos sólidos, que identifiquem fraquezas, gargalos, pontos fortes e oportunidades.

O estudo foi realizado por Penna e Mariana Mazzucato, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, no âmbito do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a pedido do então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.   

Reinaldo Guimarães, vice-presidente da ABIFINA, e Ana Claudia Oliveira, da Gerência Técnica e de Propriedade Intelectual, estiveram presentes no evento representando a entidade.

Conselho Administrativo conhece novo programa de fomento à inovação do BNDES
Anterior

Conselho Administrativo conhece novo programa de fomento à inovação do BNDES

Próxima

ABIFINA aborda governança do conhecimento em evento de Bio-Manguinhos