O BNDES criou uma nova ferramenta de fomento a projetos inovadores: o Título Híbrido de Apoio à Inovação (THAI). A novidade foi apresentada na reunião do Conselho Administrativo da ABIFINA, no dia 19 de maio, pelo chefe do Departamento de Produtos para Saúde do banco (Defarma), João Paulo Pieroni. Segundo ele, o THAI se baseia na emissão de debêntures e admite a participação do BNDES em até 50% do risco dos projetos contratados.

Pieroni também destacou no encontro que o PROFARMA será mantido pelo banco e enfatizou o foco na inovação como motor da atual etapa de desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde. 

Na reunião, a ABIFINA entregou uma placa em homenagem a Pedro Palmeira, aposentado recentemente pelo BNDES, após ter sido chefe do Defarma por oito anos. Palmeira foi  um grande parceiro da ABIFINA em todo esse período, contribuindo para a melhoria dos programas de fomento às indústrias do Complexo Industrial da Saúde. 

Ainda na reunião do Conselho, Ana Claudia Oliveira, da Gerência Técnica, explicou a proposta de regulamentação da Lei de Acesso ao Patrimônio Genético enviada à Casa Civil da Presidência da República e o respectivo Decreto publicado. Ela registrou os avanços da nova lei e as dificuldades para a obtenção de um consenso sobre os termos do decreto, além de pontuar os desafios para que a normativa possa ser efetivamente colocada em prática. Entre os desafios, está a inexistência de um sistema de informação que permita o cadastro dos projetos pelas empresas e pesquisadores que visem o acesso à biodiversidade.

 

Anterior

Workshop discute como melhorar a qualidade dos IFAs

Próxima

Consórcio liderado pela Fiocruz produzirá medicamentos inovadores