Ofício enviado às autoridades competentes destaca preocupações com a operação “Valoriza Regulação” e solicita soluções urgentes para minimizar impactos negativos na saúde pública
No dia 05 de julho de 2024, entidades que integram o Fórum de Articulação com a Sociedade Civil (FAS), do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS), entre elas a ABIFINA, enviaram um ofício às autoridades competentes, incluindo ministros e diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), manifestando preocupação com a situação atual da Anvisa e os impactos resultantes na cadeia farmacêutica e na saúde pública.
O documento destaca a urgente necessidade de atenção à situação da Anvisa, especialmente em relação à Operação “Valoriza Regulação” e suas consequências para a cadeia de produção e fornecimento de insumos e medicamentos. A paralisação e as mobilizações dos servidores têm gerado atrasos significativos na liberação de cargas, resultando em potenciais desabastecimentos de medicamentos essenciais.
As entidades signatárias do ofício se colocam à disposição para colaborar na busca de soluções junto às autoridades competentes, para minimizar os impactos negativos já observados.
A ABIFINA reforça a importância estratégica da Anvisa para o acesso à saúde e para o desenvolvimento do país, assim como a necessidade de fortalecimento da Agência para que possa desempenhar suas funções de maneira eficiente.