Visando abordar a pauta do complexo industrial da química fina dentro da política de desenvolvimento econômico e social do país, os vice-presidentes da ABIFINA, Nelson Brasil e Reinaldo Guimarães, participaram de reunião no dia 14 de abril, em Brasília, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Eles foram recebidos pelo Secretário-Executivo, Ivan Ramalho, acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento da Produção, Carlos Gadelha.

Entre os temas tratados, estiveram o planejamento econômico de longo prazo e o desenvolvimento industrial de todo o complexo, as parcerias público de desenvolvimento produtivo para o complexo industrial da saúde e a atualização da Tarifa Externa Comum (TEC) para corrigir inversões tributárias, em especial para defensivos agrícolas.

A propriedade intelectual também teve destaque nessa reunião. Foi ressaltada a importância da isonomia do setor produtivo nacional com estrangeiros em negociações internacionais, no que a ABIFINA manifestou sua posição contrária à inclusão, em acordos internacionais, de compromissos em propriedade intelectual, compras governamentais e investimentos, dado seu grau de evolução ser emergente. 

Também foram discutidas a melhoria de gestão e o aporte de recursos para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), bem como a revitalização do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI).

Anterior

Setor de defensivos agrícolas busca pauta comum

Próxima

Indústria debate patenteamento de material biológico