A ABIFINA participou no dia 28 de novembro de importante reunião com a Secretaria de Competitividade e Política Regulatória (SCPR), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para tratar da pauta de desenvolvimento do setor de defensivos agrícolas no Brasil.  

Na ocasião, o presidente-executivo da ABIFINA, Antonio Bezerra, apresentou a entidade à secretária de Competitividade e Regulação, Andrea Pereira Macera, ao coordenador geral de Infraestrutura da Qualidade, Tiago Munk, e ao coordenador de Infraestrutura da Qualidade, Marcos Sant’ana. 

A reunião contou com a participação de dirigentes da Ourofino Agrociência, empresa associada à ABIFINA, que apresentou os desafios do setor de defensivos quanto ao aumento das importações diretas destes produtos por agricultores. A preocupação da entidade é com a isonomia regulatória, uma vez que as empresas produtoras no Brasil seguem todas as obrigações regulatórias, mas o produto importado direto ao agricultor não passa por fiscalização, não sendo possível, muitas vezes, atestar a qualidade do produto ou sequer se o produto atende a todos os requisitos de eficiência agronômica, segurança à saúde humana e ao ambiente. A desburocratização do MAPA com as recentes normativas é importante, mas a indústria nacional não pode ser penalizada.  

Representando a ABIFINA na reunião estavam Antonio Carlos Bezerra, presidente Executivo, Thais Clemente, vice-presidente Agroquímico, e Fernanda Costa, especialista em Cadeia Química, Relações Governamentais e Internacionais. Pela Ourofino Agrociência, estiveram presentes Marcelo Abdo, CEO, e Norival Bonamicci, fundador da empresa. 

Anterior

ABIFINA acompanha avanços nas Propostas Legislativas de interesse da química fina

Próxima

Alerj promove debate sobre Complexo Econômico-Industrial da Saúde do RJ

Alerj promove debate sobre Complexo Econômico-Industrial da Saúde do RJ