O 1º vice-presidente da ABIFINA, Nelson Brasil, acompanhou no dia 18 de maio, no Rio de Janeiro, a sessão de abertura do XXIX Fórum Nacional, que teve como tema “Recessão, crise estadual e da infraestrutura. Para onde vai a economia brasileira?”. Essa reunião, promovida anualmente pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), reuniu especialistas, gestores públicos e privados, empresários e representantes de entidades para discutir os entraves e apontar soluções para o País.

O economista Raul Velloso, membro do Conselho Diretor do Inae, defendeu que recuperar o investimento deve ser o carro-chefe da política governamental hoje. E apontou quatro grandes “apagões” no atual cenário.

“De longe a sensação que se tem é que o apagão do investimento é o que mais preocupa no Brasil, depois vem o da infraestrutura, fora o apagão fiscal que não nos deixa nunca. Mas vamos tratar aqui especialmente o apagão dos estados, que este ano nos parece mais complicado. E agora há ainda apagão da produtividade que a Maria Silvia Bastos Marques (presidente do BNDES) já nos antecipou”.

Em sua apresentação, Maria Silvia lamentou o fato de, em consequência da crise brasileira, o Brasil ter recuado no tempo.

“Em relação ao resto do mundo, a produção da indústria de transformação nos anos 2000 foi semelhante ao de outros países, mas começou a se deslocar em 2006, quando outros países seguiam reagindo, o que mostra que a crise não é mundial, é uma crise nossa, uma crise brasileira”, alertou.

O presidente da Finep, Marcos Cintra, complementou a discussão ao indicar a importância da inovação tecnológica para o desenvolvimento das nações. “Há um grande consenso de que a base de todo o crescimentos econômico está na tecnologia de inovação, para que as empresas transformem conhecimento em valor. Isso nos faz observar porque as nações fomentam a inovação. Simples: com vistas aos recursos naturais, acumulação de capital e poderio militar”, enumerou, lamentando o baixo investimento brasileiro na área e a perda de profissionais para outros países.

Os assuntos em debate no XXIX Fórum Nacional serão reunidos em um livro produzido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos. A obra terá um capítulo escrito por Nelson Brasil de Oliveira, 1º vice-presidente da ABIFINA, sobre o tema “Projeto de Estado de longo prazo, única saída para a crise”.

Anterior

ABIFINA lança prêmio em homenagem a personalidades marcantes da indústria brasileira

Próxima

Workshop da Anvisa analisa norma para pós-registro de medicamentos