Foto: INPI

A ABIFINA esteve presente no evento “Diálogos com as Partes Interessadas” promovido pelo INPI em 30 de novembro, como parte da 3ª Semana da Qualidade. O encontro teve como foco o projeto de mapeamento das partes interessadas do INPI para o período de 2023 a 2026. Esse projeto busca identificar as necessidades e expectativas das partes interessadas e desenvolver um plano de engajamento e relacionamento. 

Durante o evento, dirigentes do INPI apresentaram o planejamento estratégico, ações e prioridades do Instituto, bem como sua cadeia de valor e macroprocessos, que passarão por revisão para identificar os atores envolvidos. Esse conhecimento permite às partes interessadas dialogar de forma mais informada com o INPI. 

O INPI também abordou ações voltadas para o fortalecimento institucional, incluindo modernização tecnológica, recomposição da força de trabalho e sustentabilidade financeira. Além disso, foram destacados projetos em andamento para promover o uso estratégico da propriedade industrial, como a inclusão da PI nos critérios de financiamento à inovação e seu uso nas exportações. 

No contexto da integração ao sistema internacional de PI, foram mencionados projetos como o Acordo de Haia sobre desenhos industriais e o Acordo de Lisboa sobre indicações geográficas, bem como a cooperação técnica regional e internacional, incluindo países da América do Sul e de língua portuguesa, e a integração global por meio do PPH (Patent Prosecution Highway). 

Ana Claudia Oliveira, especialista em Propriedade Intelectual, participou do evento representando a ABIFINA.

“Saindo da ‘saga’ do dito e feito”, artigo de Odilon Costa na Revista Química & Derivados
Anterior

“Saindo da ‘saga’ do dito e feito”, artigo de Odilon Costa na Revista Química & Derivados

Próxima

ABIFINA acompanha debate sobre insumos agrícolas ilegais

ABIFINA acompanha debate sobre insumos agrícolas ilegais