Foto: INPI

A ABIFINA esteve presente no evento “Diálogos com as Partes Interessadas” promovido pelo INPI em 30 de novembro, como parte da 3ª Semana da Qualidade. O encontro teve como foco o projeto de mapeamento das partes interessadas do INPI para o período de 2023 a 2026. Esse projeto busca identificar as necessidades e expectativas das partes interessadas e desenvolver um plano de engajamento e relacionamento. 

Durante o evento, dirigentes do INPI apresentaram o planejamento estratégico, ações e prioridades do Instituto, bem como sua cadeia de valor e macroprocessos, que passarão por revisão para identificar os atores envolvidos. Esse conhecimento permite às partes interessadas dialogar de forma mais informada com o INPI. 

O INPI também abordou ações voltadas para o fortalecimento institucional, incluindo modernização tecnológica, recomposição da força de trabalho e sustentabilidade financeira. Além disso, foram destacados projetos em andamento para promover o uso estratégico da propriedade industrial, como a inclusão da PI nos critérios de financiamento à inovação e seu uso nas exportações. 

No contexto da integração ao sistema internacional de PI, foram mencionados projetos como o Acordo de Haia sobre desenhos industriais e o Acordo de Lisboa sobre indicações geográficas, bem como a cooperação técnica regional e internacional, incluindo países da América do Sul e de língua portuguesa, e a integração global por meio do PPH (Patent Prosecution Highway). 

Ana Claudia Oliveira, especialista em Propriedade Intelectual, participou do evento representando a ABIFINA.

ABIFINA participa de reunião plenária do GECEIS em Brasília
Anterior

ABIFINA participa de reunião plenária do GECEIS em Brasília

Próxima

ABIFINA acompanha debate sobre insumos agrícolas ilegais

ABIFINA acompanha debate sobre insumos agrícolas ilegais