Aconteceu em São Paulo, nos dias 25 e 26 de setembro, o 18º Fórum de Economia, coordenado pelo Centro de Estudos do Novo Desenvolvimento da FGV-EAESP. O evento, que contou com a parceria de entidades e empresas, inclusive a ABIFINA, teve como tema central “Por um novo Brasil: Perspectivas para uma Estratégia nacional de Desenvolvimento” e levou para o debate nomes do governo, indústrias do setor privado, estudantes, entre outros.
No primeiro dia de evento, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, palestrou sobre os caminhos para retomada do desenvolvimento econômico e comentou que há possibilidade de firmar um acordo entre Mercosul e União Europeia ainda este ano, apesar de resistência da França, e também destacou ainda a importância de um acordo com os Estados Unidos.
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, falou sobre o papel do planejamento no processo de desenvolvimento do Brasil, apresentou o Plano Plurianual 2024-2027 e comentou que está confiante na aprovação da Reforma Tributária ainda este ano.
Ao longo do dia, também foram debatidos a virada desenvolvimentista nos EUA, painel este que teve a participação da secretária de Comércio Exterior (Secex/Mdic), Tatiana Prazeres, e também a exposição da ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, sobre o futuro sustentável do Brasil.
Já no segundo dia, ocorreram três importantes debates: a reforma tributária, a política para a indústria e a participação do BNDES na retomada do desenvolvimento. O painel da indústria contou com a participação do presidente da Nortec, Marcelo Mansur, associado da ABIFINA, e que trouxe a visão so setor farmoquímico e da saúde.
ABIFINA esteve presente nos dois dias de evento e foi representada por Fernanda Costa, especialista em Comércio Exterior e Cadeia Química da entidade.