Divulgação ABIFINA

No dia 13 de novembro, foi realizado o Seminário Avançado “Saúde Global, Inovação e Produção Local”, promovido pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz). O evento contou com palestras e debates sobre temas estratégicos para a saúde e a inovação, com destaque para a participação de Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics/Ministério da Saúde). Gadelha abordou “Produção local para a saúde: perspectivas do Brasil, BRICS e G20”, trazendo reflexões sobre as recentes reuniões de Ministros da Saúde e países do BRICS. 

A ABIFINA foi representada pela especialista em Propriedade Intelectual Ana Claudia Oliveira, que ministrou a palestra “Propriedade intelectual de medicamentos biológicos e produção local”, destacando os desafios e oportunidades para fortalecer a produção nacional e garantir maior acesso à saúde. 

Outros palestrantes enriqueceram o debate com abordagens complementares: 

  • Vitor Ido (USP): “Desafios para o acesso: debates internacionais” 
  • Renata Reis (Médicos Sem Fronteiras): “Desafios do acesso no pós-pandemia” 
  • Cecilia Lustosa (UFRJ): “Meio ambiente e inovação em saúde” 

O seminário contou com a mediação de Claudia Chamas e Bernardo Cesario, ambos da Fiocruz, e foi transmitido ao vivo pelo YouTube. 

Para quem não pôde acompanhar o evento ao vivo, a gravação está disponível no link: 
Assista ao Seminário completo aqui

Próxima

ABIFINA e FINEP debatem estratégias para fortalecer a inovação no setor de química fina 

ABIFINA e FINEP debatem estratégias para fortalecer a inovação no setor de química fina