Entidades dos movimentos sociais, centrais sindicais, entidades estudantis, petroleiros, engenheiros, intelectuais, além de outros segmentos da sociedade brasileira comemoraram os 60 anos de existência a Petrobras, no dia 03 de outubro, durante uma reunião no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pela Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET), entidade que atua pela defesa dos interesses nacionais na política de petróleo, e contou com a presença do vice-presidente de Planejamento da ABIFINA, Marcos Oliveira.


Durante o evento, os participantes debateram sobre a inconveniência e a ilegalidade do leilão previsto para o campo de Libra. O vice-presidente da AEPET e do Clube de Engenharia, Fernando Siqueira, explicou que pelo artigo 2° da Lei 12.351/10 (lei da partilha) Libra é uma área estratégica e, sendo assim, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) deveria assinar um contrato de partilha com a Petrobrás para manter toda esta riqueza no País. Siqueira lembrou que a Petrobras “nasceu nos braços do povo, através da campanha do petróleo é nosso e por seu excelente desempenho em todas as áreas, conseguiu ir além das próprias expectativas dos brasileiros”. Ele citou, como exemplo de capacidade tecnológica da estatal, o fato da petrolífera anglo-holandesa Shell ter feito um poço em cima da jazida de Libra, de cerca de 3.990 metros, e o ter abandonado seco.


Siqueira também anunciou a criação do Comitê Nacional pelo Fim dos Leilões do Pré-Sal e em Defesa da Petrobrás que já tem representantes no RS, SP, BA, ES e na maioria dos estados brasileiros. Com a presença de mais de 400 pessoas, um manifesto do comitê foi divulgado na reunião. “A solução para o País no caso do Campo de Libra é o cumprimento do estabelecido no Art.12º da Lei 12 351/10 do Regime de Partilha, negociando com a Petrobrás um contrato de partilha para a exploração dessa riqueza. Não conseguimos entender que esse Campo não seja considerado do mais alto interesse do País, colocando em leilão o maior campo do mundo atual, descoberto, testado e com risco zero”, diz o documento.


Ainda, a reunião também foi marcada pela homenagem ao 52º aniversário da AEPET, que teve como comemoração o lançamento de um livro que conta a história da entidade.
 


(Fonte: ABIFINA com informações AEPET)

Anterior

Livro aborda perspectivas da Propriedade Intelectual e biotecnologia no País

Próxima

Publicação traz revisão da Lei de Patentes