A ABIFINA acompanhou a posse do novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, senador Armando Monteiro Neto, ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A cerimônia foi realizada na sede do Banco Central, em Brasília, no dia 07 de janeiro. Em seu discurso de posse, o novo ministro anunciou que será divulgada, em curto prazo, uma agenda positiva para aumentar a competitividade da indústria nacional. “Não há como crescer mais sem que a indústria recupere dinamismo”, afirmou.
Monteiro se emocionou ao falar sobre o pai, Armando Monteiro Filho, ex-ministro da Agricultura do governo Juscelino Kubitschek, que não pode comparecer à cerimônia por motivo de saúde. No entanto, a mãe Maria do Carmo, de quase 90 anos, assistiu à posse. O ministro é o terceiro da família no cargo, ocupado pela primeira vez pelo seu avô Agamenon Magalhães.
A cerimônia, uma das mais concorridas no Planalto, reuniu ministros, senadores, deputados federais, autoridades consulares e teve participação massiva da CNI com presidentes das Federações e uma comitiva de Pernambuco. Foram aproximadamente 800 convidados, incluindo Odilon Costa, diretor de Relações Institucionais da ABIFINA, que foi cumprimentado pelo ministro em nome da entidade.