A ABIFINA está entre as dez instituições da sociedade civil que irão participar dos trabalhos e reuniões do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (Gipi), com mandato de 12 meses. A decisão, oficializada no dia 1o de julho com a publicação da Resolução GIPI/ME nº 1/2021 no Diário Oficial da União, representa um importante reconhecimento da atuação da ABIFINA na área, assim como seu peso enquanto entidade representativa.

O Plano de Ação 2021-2023 da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (Enpi) também foi publicado, com a Resolução GIPI/ME nº 2/2021

A implementação da Enpi será realizada por planos de ação publicados por meio de resoluções do Gipi a cada dois anos. Serão indicadas as ações prioritárias, além dos órgãos e entidades responsáveis por cada iniciativa ou entrega, seus prazos e as metas a serem atingidas, visando resultados de longo prazo. 

Os avanços na execução do Plano serão divulgados no Portal da Propriedade Intelectual.

O Gipi é formado por 11 ministérios e tem como objetivos coordenar a atuação do governo federal no tema da propriedade intelectual e a implementação da Enpi. É presidido pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec). 

Anterior

ABIFINA realiza estudo com 50 medicamentos com patentes expiradas ou a expirar após decisão do STF

Próxima

ABIFINA comemora 35 anos com palestra de embaixador e homenagens

ABIFINA comemora 35 anos com palestra de embaixador e homenagens