A ABIFINA comemorou, no dia 18 de junho, seu aniversário de 35 anos com uma apresentação do embaixador Rubens Barbosa, diretor-presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE) e a entrega de premiações. A palestra e as homenagens aconteceram durante a reunião do Conselho Administrativo da entidade, realizada virtualmente em função da pandemia.

A palestra do embaixador Rubens Barbosa abordou o cenário atual da diplomacia brasileira e seus desdobramentos para o setor industrial de química fina. Para ele, nos últimos 100 anos nunca houve uma gestão tão desastrosa quanto à de Ernesto Araújo na política externa brasileira. “Agora o novo ministro, Carlos França, está trazendo o Itamaraty de volta ao seu eixo normal, mas os danos já foram feitos. Perdemos nossa liderança regional e o Mercosul está em uma encruzilhada”.

De acordo com o embaixador, o modelo de desenvolvimento industrial brasileiro dos últimos 60 anos não funciona mais e abrir a economia nacional de forma unilateral é muito complicado. “Deveríamos fazer uma abertura gradual para que nossas empresas tivessem tempo para se preparar para a concorrência com as estrangeiras. Em função do Custo Brasil, desburocratização e reforma tributária deveriam ser prioridade”.

Para Barbosa, os desafios internos são inovação, tecnologia, inteligência artificial e aproveitamento do 5G. “Já no âmbito externo a realidade mudou e as negociações tarifárias, por exemplo, são obsoletas. Hoje a política interna de cada país deve dialogar com o mercado externo”, pontuou. Um exemplo é o acordo entre Mercosul e União Europeia, no qual a questão ambiental é cada vez mais importante e pode causar problemas caso não tenha a devida atenção da parte do Brasil.

O setor de química fina terá que se preparar para enfrentar a abertura da economia e, para tal, deve discutir uma estratégia com o governo no sentido de aumentar a competitividade nacional. “Isso deveria ser uma bandeira do setor privado, que deveria pressionar o debate no Congresso. Outro ponto consiste em exigir mais transparência do governo em relação às negociações dos acordos comerciais”.

Rubens Barbosa considera que o setor privado deve pleitear do governo o incentivo à reindustrialização. “A desindustrialização já aconteceu. Temos que saber aproveitar o 5G – as redes privadas vão revolucionar as indústrias. O governo deve criar condições para incentivar a indústria nacional em áreas estratégicas, como saúde, defensivos agrícolas e Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs). Poderíamos começar por nos inserir na cadeia produtiva de fármacos internacional. Caberia ao governo mudar o ambiente regulatório, tornando-o mais amigável, e às empresas buscar tecnologias e investidores”, concluiu.

Homenagem – Maurizio Billi e Mauricio Zuma receberam premiações

O “Prêmio Alcebíades de Mendonça Athayde de Mérito Industrial” foi entregue a duas personalidades que se destacaram no segmento. Sergio Frangioni, presidente do Conselho Administrativo da ABIFINA, anunciou o nome de Maurizio Billi, presidente da Eurofarma, como homenageado da quarta edição do prêmio – programada para 2020, mas adiada em função da pandemia de Covid-19. A escolha se deve ao compromisso de sua empresa com o desenvolvimento amplo e sustentável da sociedade.

“Fico muito orgulhoso com esse prêmio, ainda mais por levar o nome do professor Athayde, um dos pilares do nosso segmento”, disse Billi.

O segundo prêmio foi concedido pelo presidente-executivo da entidade, Antonio Bezerra, ao diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma, indicado para a quinta edição. Bezerra destacou a importância da liderança de Zuma neste momento crucial em que a Fiocruz se esforça para prover o Brasil com vacinas contra a Covid-19.

“Graças ao forte conjunto de competências formado ao longo de quatro décadas, fomos capazes de oferecer uma resposta rápida à pandemia. Ressalto também a relevância das articulações entre os institutos de pesquisas e as indústrias, o segredo do sucesso nesse setor”, afirmou Zuma.

Aniversário da ABIFINA

A parte final do evento foi destinada a uma apresentação sobre os 35 anos da ABIFINA: sua fundação, em 1986; o protagonismo nas rodadas de negociação do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) e, posteriormente, na formulação da Lei da Propriedade Industrial (LPI); o trabalho durante a elaboração da Lei da Biodiversidade, sancionada em 2015; e vários outros momentos marcantes até a vitória histórica contra a extensão dos prazos de patentes, obtida com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela inconstitucionalidade do parágrafo único do artigo 40 da LPI em maio deste ano.

 

Anterior

ABIFINA integra reuniões do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual

Próxima

ABIFINA comemora 35 anos

ABIFINA comemora 35 anos