O Conselho Nacional de Combate à Pirataria e aos Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP) aprovou uma vaga para a ABIFINA. A entidade será representada por Cristina Ropke, diretora de Biodiversidade, tendo como suplente Thais Clemente, diretora do Regulatório Agro.
A ABIFINA estava entre as dez entidades da sociedade civil selecionadas por votação e foi habilitada pela comissão avaliadora. O resultado do processo seletivo foi enviado para o ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, André Luiz de Almeida Mendonça, que realizou a escolha final de cinco nomes dos novos membros do CNCP.
A motivação para o pedido de entrada da ABIFINA no CNCP foram as ações do Grupo de Trabalho (GT) de Entidades para o Combate à Fraude de Produtos Naturais na Internet.
O problema causa prejuízos econômicos aos segmentos farmoquímico, farmacêutico e de defensivos agrícolas, além de provocar riscos à saúde dos consumidores.
A decisão do CNCP foi divulgada no dia 3 de dezembro durante a 6ª Reunião Ordinária, da qual participou Antonio Carlos Bezerra, presidente executivo da ABIFINA.