A ABIFINA, representada por Marina Moreira, apresentou a visão do setor farmoquímico no II Seminário – Comissão Técnica de Crises em Saúde (CTCS), evento organizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília, no dia 01 de junho.
O Seminário contou com a participação de representantes do setor regulado, de entidades setoriais, além de servidores e diretores da Agência. Em sua fala, a ABIFINA comentou que incentivar a fabricação de produtos químicos de base e especialidades químicas é um fator importante para impulsionar a fabricação local de IFAS.
Outro ponto abordado diz respeito à necessidade de alterações regulatórias e medidas legislativas que poderiam ser feitas em prol do fortalecimento setorial. Por fim, foi ressaltado o estudo promovido em acordo de Cooperação entre ABIFINA e Fiocruz que mapeou diversos pontos críticos da cadeia, sendo um deles a pouca oferta de IFAS produzidos no Brasil em medicamentos registrados – em estudo realizado em 2021, observou-se que apenas 26% dos produtos constantes na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) possuíam insumos nacionais.