Associação destaca temas-chave, como carga tributária, inovação tecnológica e apoio ao GECEIS e CNDI

A ABIFINA (Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades) enviou um ofício ao Ministro Geraldo Alckmin, no qual apresenta os principais temas de demanda e apoio prioritário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Durante a audiência realizada em 9 de maio deste ano, a comitiva liderada pela ABIFINA teve a oportunidade de dialogar com o Ministro Alckmin em um encontro produtivo. Como resultado dessa importante reunião, a associação elaborou um documento que reúne os temas e ações de maior relevância para os setores representados, incluindo a indústria farmoquímica, farmacêutica e de defensivos agrícolas.

A ABIFINA, como representante das principais empresas produtoras nacionais no setor da química fina, reafirma seu compromisso em valorizar a produção local e defender o avanço de políticas públicas que promovam a inovação tecnológica, a proteção justa da propriedade intelectual e o fortalecimento da cadeia produtiva nacional. A associação reconhece que a retomada do desenvolvimento industrial requer a articulação de diversos temas e uma maior integração entre os setores público e privado, além de um trabalho conjunto entre os ministérios que compõem o governo.

No ofício, foram destacados os seguintes temas:

A. Participação da ABIFINA de forma colaborativa no Grupo Executivo do Complexo Econômico Industrial da Saúde (GECEIS) e como membro permanente no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).

B. Avaliação da carga tributária sobre os setores farmoquímico, medicamentos e defensivos agrícolas.

C. Apoio aos projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, que tratam do enquadramento de medicamentos com insumo farmacêutico ativo (IFA) nacional em categoria prioritária de registro.

D. Fortalecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), assegurando sua autonomia e melhoria operacional.

Ao longo de seus 37 anos de existência, a ABIFINA tem participado ativamente dos principais fóruns de diálogo entre o governo federal, as entidades privadas e a sociedade civil, sempre buscando a construção de políticas comprometidas com o desenvolvimento da indústria nacional e que beneficiem a sociedade brasileira. A ABIFINA possui expertise em atuar em toda a cadeia de química fina e contribuirá de forma assertiva para o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.

Desta forma, a associação tem grandes expectativas de poder atuar de forma coordenada e colaborativa com o GECEIS e de participar como membro permanente do Comitê-Executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).

ABIFINA: 37 anos dedicados ao fortalecimento da Indústria de Química Fina
Anterior

ABIFINA: 37 anos dedicados ao fortalecimento da Indústria de Química Fina

Próxima

ABIFINA apoia o PL nº 4719/2020, de desoneração de medicamentos doados