A ABIFINA apoia a campanha “Desburocratize a Química”, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Parceira da entidade, a ABIFINA reforça os pleitos da campanha em 2020. 

A iniciativa surgiu em 2019 após estudos realizados nos últimos anos pelas entidades ligadas à Abiquim, apontando o efeito negativo do excesso de burocracia na cadeia produtiva da química. A pesquisa concluiu que os entraves têm gerado um custo superior a R$ 1 bilhão por ano, que poderia ser investido no desenvolvimento da indústria. O objetivo da campanha é propor medidas para aumentar a competitividade do setor.

Ao todo, foram identificadas 64 questões críticas, sendo apontadas 21 com possibilidade de uma solução rápida. Três recomendações da campanha já foram atendidas: a regulamentação do ensino à distância para reciclagem de fornecedores externos, a revisão da grade de treinamento das Normas Regulamentadoras para diminuir o conteúdo redundante (e com isso as horas de treinamento) e a compatibilização da regulação nacional com a internacional para o transporte rodoviário de produtos perigosos importados.

Conheça os pleitos e as propostas da campanha.

Anterior

Nota de pesar pelo falecimento do economista David Kupfer

Próxima

Entidades e Anvisa encerram ciclo de discussões sobre regulatório de IFAs