A ABIFINA lamenta o falecimento do economista David Kupfer, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no dia 19 de fevereiro, em decorrência de um câncer de pâncreas. 

Kupfer teve importantes participações nas atividades da ABIFINA. Em diversas reportagens da revista Facto, contribuiu com sua visão de um dos maiores especialistas em desenvolvimento da indústria brasileira, enriquecendo os debates sobre os rumos que o País deve adotar. 

Também foi palestrante no 8° Seminário Internacional Patentes, Inovação e Desenvolvimento (SIPID), promovido pela entidade.

“É uma grande perda para o Brasil. Como economista nacionalista, David Kupfer sempre procurou desenvolver temas do maior interesse nacional”, afirma o vice-presidente de Planejamento Estratégico da ABIFINA, Nelson Brasil de Oliveira.

Em sua trajetória, o economista chefiou o Grupo de Pesquisa em Indústria e Competitividade, do Instituto de Economia da UFRJ, e foi editor da Revista de Economia Contemporânea. Também dirigiu o Instituto entre 2015 e 2019. 

Com grande produção acadêmica, Kupfer recebeu o Prêmio Jabuti pelos livros “Made in Brazil: Desafios Competitivos da Indústria Brasileira”, do qual foi coautor, e “Economia industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil”.

A ABIFINA manisfesta solidariedade à família neste momento difícil.

 

Anterior

Comitê Bio discute agenda de 2020

Próxima

Reforma Tributária: Para o Brasil voltar a crescer