Fernando Marini, consultor da ABIFINA para o tema de combate aos ilegais, representou a entidade no evento “Debate: insumos agrícolas ilegais: desafios e perspectivas”, realizado pela Croplife Brasil no último dia 30 de novembro. O seminário aconteceu na ESALQ – USP no dia 30/11, e contou com a participação de autoridades e convidados para o lançamento do programa de treinamentos da CropLife Brasil com a ESEM – USP focado no combate aos defensivos agrícolas ilegais.
Foram abordados os problemas e perspectivas dos defensivos agrícolas ilegais no Brasil, e da destinação final dos produtos apreendidos pelas autoridades, que é um dos grandes gargalos e pode desestimular autoridades policiais e de fiscalização agropecuária e aduaneira a fazerem operações e apreensões.
Foram apresentados casos de ações das autoridades, demonstrando claramente que o combate aos defensivos ilegais, caso não tenha continuidade, pode gerar perdas estimadas em 25% (US$ 5 bilhões) e com expectativa de aumento. A utilização de inteligência das entidades públicas com apoio das entidades privadas também foi debatida e os resultados foram operações de grande sucesso na desarticulação de organizações criminosas e o seu enfraquecimento financeiro.
Investimento em educação e prevenção do uso de produtos ilegais, treinamento das autoridades brasileiras, maior integração de autoridades entre os países envolvidos no problema, especialmente Paraguai, Uruguai Argentina e Bolívia, com a mudança nas legislações desses países foram medidas sugeridas.
Há expectativa positiva que com a aprovação do PL 1459/2022, que aumentou as penalidades para quem infringir a nova Lei, haja uma diminuição do contrabando e da falsificação dos defensivos agrícolas no Brasil.