Fernando Marini, consultor da ABIFINA para o tema de combate aos ilegais, representou a entidade no evento “Debate: insumos agrícolas ilegais: desafios e perspectivas”, realizado pela Croplife Brasil no último dia 30 de novembro. O seminário aconteceu na ESALQ – USP no dia 30/11, e contou com a participação de autoridades e convidados para o lançamento do programa de treinamentos da CropLife Brasil com a ESEM – USP focado no combate aos defensivos agrícolas ilegais.

Foram abordados os problemas e perspectivas dos defensivos agrícolas ilegais no Brasil, e da destinação final dos produtos apreendidos pelas autoridades, que é um dos grandes gargalos e pode desestimular autoridades policiais e de fiscalização agropecuária e aduaneira a fazerem operações e apreensões.

Foram apresentados casos de ações das autoridades, demonstrando claramente que o combate aos defensivos ilegais, caso não tenha continuidade, pode gerar perdas estimadas em 25% (US$ 5 bilhões) e com expectativa de aumento. A utilização de inteligência das entidades públicas com apoio das entidades privadas também foi debatida e os resultados foram operações de grande sucesso na desarticulação de organizações criminosas e o seu enfraquecimento financeiro.

Investimento em educação e prevenção do uso de produtos ilegais, treinamento das autoridades brasileiras, maior integração de autoridades entre os países envolvidos no problema, especialmente Paraguai, Uruguai Argentina e Bolívia, com a mudança nas legislações desses países foram medidas sugeridas.

Há expectativa positiva que com a aprovação do PL 1459/2022, que aumentou as penalidades para quem infringir a nova Lei, haja uma diminuição do contrabando e da falsificação dos defensivos agrícolas no Brasil.

ABIFINA participa do evento Diálogos com interessados no INPI
Anterior

ABIFINA participa do evento Diálogos com interessados no INPI

Próxima

ABIFINA acompanha avanços nas Propostas Legislativas de interesse da química fina