Ana Claudia Oliveira, especialista em propriedade intelectual da ABIFINA, participou de uma entrevista no Panorama Talks, do Portal Panorama Farmacêutico. Durante a entrevista, Ana Claudia abordou questões sobre a proteção de dados de testes clínicos, explicando que a Lei 10.603/2002 protege os dados de testes clínicos para medicamentos veterinários e defensivos agrícolas, mas não inclui medicamentos de uso humano, evitando, assim, um possível atraso na disponibilidade de genéricos no mercado. Ela enfatizou que a implementação de uma proteção similar para medicamentos de uso humano poderia atrasar a entrada de genéricos por até cinco anos, afetando negativamente o acesso da população a medicamentos mais acessíveis.
A entrevista também destacou a queda iminente de aproximadamente 200 patentes de medicamentos importantes em 2024, o que poderá aumentar a disponibilidade de medicamentos genéricos e similares no mercado brasileiro. Ana Claudia discutiu as estratégias das grandes indústrias farmacêuticas para prolongar seus monopólios, como ações judiciais para extensão de patentes e proteção suplementar.
Assista à entrevista completa e fique por dentro dos desafios e oportunidades que moldam o acesso a medicamentos no Brasil!