Foi publicado nesta terça-feira (3/9), no Diário Oficial da União, o segundo termo de Cooperação entre a Anvisa e o Conselho Nacional de Conhecimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a realização de pesquisas em vigilância sanitária, com destaque para aquelas relativas ao uso da nanotecnologia em produtos de interesse da saúde e a necessidade de regulação.


A chefe do Núcleo de Educação, Pesquisa e Conhecimento da Anvisa, Daniella Guimarães, informou que todas as linhas de pesquisa foram debatidas com as áreas técnicas da Agência, que construíram os objetivos e os resultados esperados com vistas a subsidiar a regulação, considerando as lacunas do conhecimento específico.


Além das pesquisas  referentes a diversas linhas temáticas, o termo de cooperação comporta a realização do Censo Nacional de Trabalhadores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), da perspectiva de sua atualização depois de dez anos do Censo 2004, de acordo com o que foi priorizado na Iniciativa Estratégica de Fortalecimento do SNVS, do Planejamento Estratégico da Anvisa.


Confira as linhas temáticas que fazem parte do Termo de Cooperação:
 
1) Estudo técnico para o estabelecimento de ensaios in vitroe suas respectivas especificações de comparação para fins de equivalência farmacêutica.


2) Estudos sobre as atribuições de competências de diferentes organizações com interface com a vigilância sanitária e suas influências nas práticas de Visa.


3) Estudos para diagnóstico, monitoramento e avaliação de serviços de diálise, incluindo os procedimentos em unidades móveis.


4) Estudos de metodologias, desenvolvimento de materiais de referência para avaliação da conformidade de produtos e processos para suporte ao componente laboratorial das ações de vigilância sanitária.


5) Avaliação de contaminantes e resíduos associados à produção de alimentos.


6) Estudos sobre doenças veiculadas por alimentos e patógenos emergentes.


7) Estudos de controle de qualidade, aspectos nutricionais e de rotulagem de alimentos.


8) Estudos para diagnóstico, monitoramento e avaliação de serviços de hemoterapia e bancos de tecidos e células.


9) Estudos sobre riscos de transmissão de doenças através do sangue, tecidos, células e órgãos.


10) Estudos sobre nanotecnologia em produtos de interesse à saúde.


Fonte: Anvisa

Ciência e políticas públicas
Anterior

Ciência e políticas públicas

Próxima

Posse de diretor-geral da OMC traz novo estímulo à retomada das negociações, avalia CNI

Posse de diretor-geral da OMC traz novo estímulo à retomada das negociações, avalia CNI