O Brasil é um dos países à frente de uma iniciativa multilateral que promete mudar o panorama da tecnologia em 21 países. O Programa Ibero-Americano de Inovação pretende estimular a atuação colaborativa em projetos de inovação tecnológica entre empresas da região. A primeira Reunião do Comitê Intergovernamental vai ocorrer em Madri, no dia 15 de julho, e terá a participação do presidente da FINEP, Glauco Arbix.
A idéia é que o programa seja desburocratizado e não gere a criação de nenhum órgão novo, mas sim que aproveite e otimize as sinergias e complementaridades que já existem entre os Sistemas Nacionais de Inovação dos países que o compõem, elevando o nível competitivo das empresas da região. Entre as diretrizes e os objetivos acordados em seu Plano de Ação, destaca-se o apoio a Pequenas e Médias Empresas e a contribuição para um modelo de apropriação social e econômica do conhecimento de forma mais equilibrada no âmbito das sociedades ibero-americanas.
O Secretariado Técnico será exercido de forma rotativa pelas agências de inovação participantes, que têm previsão de revezar-se a cada cinco anos, e a Finep será a primeira a exercê-lo.
Face à crescente importância dada pelos governos da região ibero-americana à inovação tecnológica, como motor do desenvolvimento, a proposta de um novo programa, inicialmente elaborada por Brasil, Espanha e Portugal, com apoio da SEGIB – Secretaria Geral Ibero-americana, foi apresentada aos chefes de Estado e de Governo participantes da XIX Reunião de Cúpula Ibero-americana, realizada em Portugal entre 29 de novembro e 1º de dezembro de 2009. Posteriormente, o novo Programa Ibero-americano de Inovação foi aprovado na XX Reunião de Cúpula de Chefes de Estado e Governo Ibero-americanos, realizada em Mar del Plata, Argentina, em 3 e 4 de dezembro de 2010.


Fonte: Finep

Anterior

Presidente da CNI espera medidas concretas para evitar desindustrialização

Próxima

Brasil pode chegar a 35 mil patentes em 2011