Diretora Maria Cecília Brito encerra seu mandato na Anvisa

A diretora Maria Cecília Brito presidiu, nesta quinta-feira (22/3), a 10ª reunião de 2012 da diretoria colegiada da Anvisa. Esse foi o seu último ato como diretora da Agência, já que seu mandato termina na próxima terça-feira (27/3). Durante a reunião, Cecília apresentou um balanço dos seis anos de sua gestão.

Entre as iniciativas realizadas durante seu mandato, a diretora destacou o aumento dos repasses federais para as atividades de vigilância sanitária nos estados e municípios e a participação direta na criação do Piso Básico de financiamento da vigilância sanitária. Ela também lembrou a importância da instituição dos repasses anuais para os laboratórios de saúde pública, que realizam análises para a área da saúde.

Foi com a supervisão da diretora que a Anvisa lançou o primeiro Curso de Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária, com o objetivo de formar profissionais de saúde para atuarem como gestores de vigilância sanitária. O curso, fruto de uma parceria com o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, é voltado para as três esferas da gestão. A primeira turma, iniciada em  2011, conta com 300 alunos.

Outra iniciativa da diretora Maria Cecília foi a publicação da 5ª edição da Farmacopeia Brasileira, um trabalho que contou com a participação de 430 profissionais de diversas universidades do país e da própria Anvisa.

A diretora cumpriu dois mandatos, de três anos cada um, na diretoria da Agência. Entre as áreas da Agência que permaneceram sob sua supervisão estão às gerências de Alimentos e de Tecnologia da Informação e os núcleos de Educação e Pesquisa e Descentralização das Ações de Vigilância Sanitária.

Fonte: Anvisa

Anterior

Dilma anunciará medidas para reativar produção da indústria, informa CNI

Próxima

Senado discute Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos

Senado discute Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos