A EMS recebeu a concessão da patente do Toragesic nos Estados Unidos. O medicamento, um anti-inflamatório com forma farmacêutica exclusiva (sublingual) desenvolvida pela farmacêutica brasileira, recebeu o certificado da United States Patent and Trademark Office (USPTO).
No ano passado, a EMS também havia conquistado uma patente no México e duas na Europa (uma delas também referente à forma farmacêutica de Toragesic), onde o laboratório é certificado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMEA).
O Toragesic é fruto de uma inovação incremental da EMS, processo no qual a empresa desenvolveu uma nova formulação a partir de um princípio-ativo (trometamol cetorolaco) que se encontrava em domínio público. O produto, criado em 2006, é sublingual e tem como principal vantagem a propriedade de aliviar dores de forma rápida.
O setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da EMS conta hoje com 200 pesquisadores. Considerada como uma das mais modernas da América Latina, essa área recebe investimentos anuais de 6% do faturamento da empresa.
Outro passo dado pela EMS para melhor atender o mercado brasileiro e ampliar a sua presença no exterior foi a consolidação de importantes empresas estrangeiras como parceiras. Em 2009, a companhia fechou duas parcerias com Cuba. Uma delas é com as empresas Quimefa e Heber Biotec e envolve registro e venda de produtos no Brasil, transferência de tecnologia e desenvolvimento de produtos. Outra, na China, é com o laboratório Shangai Biomabs, que possibilitará a transferência de tecnologia para a fabricação de produtos biotecnológicos de última geração. A previsão da empresa é entrar pioneiramente no mercado de biológicos já em 2011.