Texto deve ser enviado para aprovação dos membros, disse a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala

As quatro principais partes nas negociações sobre uma quebra de patente para vacinas contra a Covid-19 prepararam um “documento final” para aprovação dos membros, disse a Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta terça-feira (3) — na esperança de um acordo final até junho.

A diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, que fez da equidade das vacinas sua principal prioridade desde que assumiu o cargo em 2021, trabalha há meses para intermediar um compromisso entre os Estados Unidos, a União Europeia, Índia e a África do Sul para romper um impasse de 18 meses.

“O objetivo das discussões era chegar a algo viável”, disse Okonjo-Iweala à Reuters, dizendo esperar que os 164 membros da OMC finalizem e aprovem a proposta em uma grande conferência em junho.

“Isso vai avançar a discussão e o diálogo. Para a próxima pandemia ou um surto, isso é extremamente importante”, afirmou.

O documento mostrou que ainda havia áreas não resolvidas no rascunho do acordo, incluindo a duração do pedido de isenção, que pode ser de três ou cinco anos.

Okonjo-Iweala explicou que as negociações recentes se concentraram em obter um apoio mais amplo para o acordo, inclusive da China.

Ela disse que a capital chinesa indicou que está “disposta” a ser considerada um país desenvolvido neste acordo e, portanto, sujeita a regras mais rígidas. A enviada da China na OMC em Genebra não respondeu a um pedido de comentário.

Fonte: CNN Brasil

Anterior

Produção de 72% das empresas ouvidas pela CNI foi afetada por greve da Receita

Próxima

Divulgação de dados de Comércio Exterior