O seminário Segurança Alimentar e Sustentabilidade, realizado pela FIESP e Sistema FIRJAN, trouxe nesta sexta-feira (19) para o Humanidade 2012 o debate sobre como desenvolver uma produção agrícola competitiva e de baixo impacto ambiental no Brasil. O encontro, contou com a presença do diretor geral do ICONE, André Nassar, e do pesquisador da Embrapa, Elíbio Rech.


Durante o debate, Nassar apontou a necessidade de se resolver certos entraves econômicos para a implantação de uma agenda socioambiental que favoreça uma agricultura de baixo impacto, a diminuição da emissão de carbono na atmosfera e a integração dos pequenos produtores na cadeia produtiva.


“Temos que convencer quem faz a agenda socioambiental de que os entraves econômicos de logística e de regulamentação também fazem parte dessa agenda. De certa forma, no Brasil, temos um alto nível de instabilidade de regras. Isso dificulta demais quando olhamos para daqui a 20 e 30 anos. Os custos de transação para se adequar às leis brasileiras muitas vezes são elevados. É hora de encararmos isso de frente”, afirmou.


O diretor geral do ICONE ainda destacou que a produção agropecuária brasileira crescerá mais do que a média mundial em 2030. “Os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil”, comentou, afirmando que esse será um grande desafio para o país em termos de plano de ação para reduzir o desmatamento.


“Nossa percepção é trabalhar com uma agricultura verde, desmatando cada vez menos e produzindo cada vez mais”, argumentou André Nassar.


Já Elíbio apontou a capacidade da biotecnologia em assegurar o futuro sustentável dos recursos naturais do planeta. “A ciência e a tecnologia terão um papel proeminente na redução de impacto ambiental através da produção de alimentos”, disse.


Fonte: Humanidade 2012

Agrotóxico metamidofos não pode mais ser vendido no Brasil
Anterior

Agrotóxico metamidofos não pode mais ser vendido no Brasil

Próxima

Nova presidente da Pró Genéricos quer maior acesso a medicamentos no país