Indicador aufere expectativas dos agentes do setor para uma série de variáveis, como economia, percepção de negócio, crédito e investimentos



Site do IC AGro traz as principais informações sobre o estudo e a possibilidade de download do documento completo.
A partir de fevereiro, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio de seu  Departamento de Agronegócio (Deagro), e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) passam a mensurar a percepção dos agentes do agronegócio em relação a um conjunto de informações que impactam a atividade, como a situação da economia brasileira, do setor, disponibilidade de crédito, expectativa de investimento, preços e produtividade.


O Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro) será divulgado trimestralmente e tem como objetivos compreender os pontos de convergência e divergência entre os elos da cadeia produtiva, medir a disposição de realizar novos investimentos e antecipar mudanças de tendências.


“O IC Agro, primeiro produto do tipo no Brasil, será uma ferramenta essencial para toda a cadeia produtiva. É um material de referência e sem dúvida será usado para auxiliar a tomada de decisões das indústrias, empresários e cooperativas, frente aos resultados obtidos”, explica o presidente da Fiesp, Paulo Skaf. “Por outro lado, ele também pode ser usado pelo governo como um termômetro já que permite apontar as necessidades de implementação e melhoria de políticas públicas para o setor”.


>> Conheça o IC Agro


O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, reforça a opinião de Skaf e chama a atenção para o benefício direto ao produtor cooperado. “Teremos a oportunidade de olhar o agronegócio de maneira integrada, já que as cooperativas são agentes importantes nesse contexto, dentro e fora da porteira. Elas são verdadeiros centros de segurança para os seus cooperados e, com as informações do IC Agro, poderão rever estratégicas e identificar novos caminhos para potencializar a competitividade dos seus associados”.


Metodologia


Para melhor captar as percepções de todos os elos que envolvem o Agronegócio, a pesquisa de campo – realizada pelo Agro IPES- consultou agentes que atuam antes, dentro e depois da porteira da fazenda.


No primeiro e no último grupo foram realizadas cerca de 40 entrevistas com indústrias fornecedoras de insumos e serviços aos agricultores, além de cooperativas e indústrias compradoras de commodities agrícolas e produtoras de alimentos.


Já no quadro “dentro da porteira” foram realizadas 1500 entrevistas, sendo 645 válidas, com produtores agrícolas e pecuários.


As consultas foram feitas entre novembro de 2013 e janeiro de 2014.


Resultados


Neste levantamento que dá início à série histórica, o IC Agro registrou 104,5 pontos em uma escala que varia de 0 a 200, sendo 100 o ponto de neutralidade.


Desta forma, o primeiro resultado demonstra um otimismo cauteloso por parte dos segmentos entrevistados.


A confiança dos produtores, entretanto, ficou um pouco abaixo do índice geral, com 97,5 pontos.


Dos três elos da cadeia, o que mais contribuiu positivamente para a formação do índice geral foi o “antes da porteira”, que fechou o trimestre em 109,8 pontos.


Antonio Carlos Costa, gerente do Deagro, explica que os resultados podem ser melhor compreendidos a partir do momento em que se avaliam as variáveis que mais impactaram o resultado, tanto para cima, quanto para baixo. “O pessimismo em relação à economia brasileira é comum às indústrias e aos produtores, que registraram idênticos 84,9 pontos. Ao mesmo tempo, a confiança no setor puxou o resultado para cima, com 105 pontos na avaliação do produtor e importantes 123,5 pontos na expectativa da indústria”.


Preocupações x Investimentos


O IC Agro também mediu as preocupações atuais do produtor agropecuário. Em um questionário onde puderam escolher mais de uma alternativa o clima, preço de venda do produto e aumento do custo de produção lideram lista, seguidos de perto pela alta incidência de pragas e doenças, falta de trabalhador qualificado, legislação ambiental e trabalhista, além da infraestrutura logística. Questionado sobre a disposição em realizar investimentos adicionais aos que faz normalmente, o produtor agrícola respondeu que os recursos iriam, em sua maior parte, para o controle de pragas, doenças e ervas daninhas, aquisição de máquinas e implementos, armazenagem e formação técnica dos operadores de máquinas e equipamentos.


“É interessante notar que a intenção de investimento do produtor está diretamente direcionada à resolução dos problemas por ele apontados, diz Benedito Ferreira, diretor titular do Deagro. É muito clara a disposição em investir, por exemplo, em máquinas e implementos para mitigar o aumento do custo de produção e a preocupação com os problemas trabalhistas”. Ao mesmo tempo, o incremento na venda de máquinas e a falta de trabalhador qualificado geram a necessidade de fortes investimentos na formação técnica dos operadores de máquinas e implementos, completa Ferreira.


Já o produtor agropecuário pensa em investir em reforma e recuperação de pastagens e manejo rotacionado do pasto.


O IC Agro é uma realização da Fiesp e OCB, com o apoio da Anfavea e Andef. Os dados que compõem o índice são atualizados trimestralmente e a próxima divulgação está prevista para o final de março.


Outros detalhes e o download do estudo completo estão disponíveis no site: www.icagro.com.br


Fonte: Fiesp

Dilma reafirma disposição de negociar acordo comercial com União Europeia
Anterior

Dilma reafirma disposição de negociar acordo comercial com União Europeia

Próxima

Camex autoriza abertura de painel na OMC sobre legislação agrícola norte-americana