A COPPE, através do Programa de Engenharia Química, e a Escola de Química (EQ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) irão oferecer ao público no ano de 2015 o TBiofar – Programa de Treinamento em Biotecnologia Farmacêutica. Em parceria com empresas produtoras públicas e privadas, empresas fornecedoras e agências governamentais, este programa inovador tem como objetivo contribuir para reduzir a carência de mão-de-obra especializada nesta área no Brasil, auxiliar no desenvolvimento da indústria biofarmacêutica no País, possibilitando ao País reduzir a defasagem industrial nesta área e consequente redução de importações dos modernos medicamentos de origem biotecnológica, tão importantes no tratamento de doenças como câncer, artrite reumatoide e outras.

O programa está dividido em módulos independentes e a grande maioria terá, além da teoria, atividades experimentais e/ou oficinas e estudos de caso, para que seja um treinamento “hands-on” diferenciado. Haverá desde cursos com parte prática envolvendo construção de vetores e transfecção de células ou montagem e operação de biorreatores, até cursos em que os participantes elaborarão um plano de negócios e farão a modelagem econômico-financeira e avaliação de retorno de um projeto no setor. 

 

Os primeiros cursos já definidos para o ano de 2015 são: 

1- Biotecnologia farmacêutica: conceitos básicos (pré-requisito para demais módulos) – 30 horas teóricas

Escopo: Este curso fará a introdução ao tema e abordará conceitos básicos de todas as etapas requeridas para a obtenção de um produto biológico para a saúde humana. O detalhamento das diferentes etapas ocorrerá nos cursos subsequentes.

Professora: Leda Castilho (PEQ/COPPE/UFRJ)

Data: 6 a 9 de janeiro de 2015

 

2- Desenvolvimento de células animais recombinantes e bancos celulares (com parte experimental) – 30 horas teóricas e 15 horas práticas

Escopo: Este curso revisará brevemente conceitos básicos de Biologia Molecular e abordará com profundidade as técnicas e estratégias requeridas para desenvolver linhagens recombinantes de células animais que apresentem alta produtividade específica. Na parte prática, os participantes construirão um vetor de expressão contendo um gene repórter, farão a transfecção em células de mamíferos e estudarão a expressão do gene heterólogo.

Professor: Marcos Pinho (LECC/COPPE/UFRJ)

Data: 12 a 17 de janeiro de 2015

 

12- Desenvolvimento não clínico, clínico e registro de produtos biofarmacêuticos – 45 horas teóricas

Escopo: Este curso abordará, por meio de aulas teóricas e estudos de caso altamente aplicados, as etapas necessárias para o desenvolvimento não clínico e clínico de produtos biológicos para a saúde humana, assim como os aspectos relacionados ao registro dos mesmos.

Professora: Laura Castanheira (Hemobras)

Data: 2 a 7 de fevereiro de 2015

 

13- Projetos e empreendedorismo no setor biofarmacêutico – 45 horas teóricas

Escopo: Este curso abordará, pelas manhãs, os conceitos e as ferramentas utilizadas na modelagem e na avaliação econômico-financeira de projetos. Oito horas de aula serão computacionais, em que os participantes trabalharão em ambiente Excel, modelando um projeto biofarmacêutico e avaliando a sua viabilidade econômica, por exemplo em termos de valor presente líquido, tempo de retorno e taxa interna de retorno. A avaliação econômica do projeto, iniciada durante o curso, deverá ser finalizada e entregue como trabalho escrito ao final da disciplina. Na parte da tarde, serão abordados temas relacionados à propriedade intelectual, gestão da inovação e empreendedorismo. Nesta parte, haverá palestras de alguns empreendedores, relatando casos reais. Os participantes elaborarão um plano de negócios, a ser apresentado presencialmente, duas semanas após o término da parte teórica, perante uma banca contendo membros externos à UFRJ.

Professores: Flavia Alves (EQ/UFRJ), Fabio Oroski (EQ/UFRJ), Aurélio Souza (IBqM/UFRJ) e Julia Paranhos (IE/UFRJ) 

Data: 23 a 27 de fevereiro de 2015 e 14 de março de 2015 (apresentação do plano de negócios e da análise de viabilidade econômica)

 

Para mais informações e inscrições, entrar em contato com [email protected].

Anterior

Roteiro para elaboração do Projeto Executivo das PDPs

Próxima

Ministério da Saúde apresenta para a indústria lista de produtos prioritários