No dia 31 de outubro, aconteceu a terceira reunião do Comitê Executivo e Conselho de Competitividade do Complexo Industrial da Saúde (Gecis). Estiveram presentes os ministros da Saúde, Alexandre Padilha; da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Fernando Pimentel. O encontro foi coordenado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) Carlos Gadelha, coordenador do Gecis.

Foto: Erasmo Salomão/ASCOM – MS

As autoridades assinaram dois acordos interministeriais: (1) Ministérios da Saúde com Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, visando ampliar a capacidade analítica do INMETRO; (2) Ministérios da Saúde com Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação com objetivo de incentivar a inovação em saúde. Também foi assinada uma Portaria Interministerial envolvendo este dois últimos ministérios através da qual foram definidas novas diretrizes para a FINEP atuar em apoio à inovação em saúde.

Contando com a participação de representantes do setor produtivo privado e público, foram assinadas novas parcerias para o desenvolvimento produtivo (PDPs) visando a incorporação de tecnologias voltadas à fabricação nacional de produtos estratégicos para a saúde, assim definidos pelo SUS. 

A segunda parte da reunião foi destinada à discussão de Agenda Setorial do Complexo Industrial da Saúde, dentro do Plano Brasil Maior, na forma que foi proposta pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Como representantes da ABIFINA, estiveram presentes o presidente da entidade, Ogari Pacheco; os vice-presidentes Nelson Brasil, Jean Peter e Lélio Maçaira; o diretor de Relações Institucionais, Odilon Costa; e os conselheiros Antonio Werneck, Hayne Felipe, José Loureiro e Sergio Frangioni.

Anterior

Brasil firma acordo internacional na área de agrotóxicos

Próxima

Workshop sobre biodiversidade no INPI