Tomou posse no dia 27 de março a nova diretoria da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA), eleita na última Assembleia Geral Ordinária (AGO). A gestão para o biênio 2014-2016 é composta pelo atual presidente Ogari Pacheco, pelo atual 1º vice-presidente Nelson Brasil, e pelo novo 2º vice-presidente Reinaldo Felippe Nery Guimarães, que assume o recém-criado cargo na diretoria. Os gestores se comprometeram a dar continuidade e intensificar o fortalecimento da indústria nacional. Transparência, ética e compromisso com o desenvolvimento econômico nacional continuam sendo os compromissos da ABIFINA na nova etapa, mas intensificando ainda mais o olhar para a inovação e a biotecnologia.



Para Pacheco, as conquistas recentes do setor, como o estímulo à produção local, através das Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs), foram importantes para iniciar o processo de consolidação do setor, mas é preciso avançar ainda mais.


“Estamos num momento crucial no que diz respeito à produção de insumos farmacêuticos ativos (IFAs), tanto de síntese química como de biotecnologia. Demos os primeiros passos para alcançar a independência da indústria nacional, mas ainda precisamos avançar mais. O setor farmoquímico, por exemplo, apesar de representativo, ainda é altamente dependente. A biotecnologia, que é a aposta do futuro, ainda precisa ser desenvolvida”, afirmou o presidente.


O 1º vice-presidente da ABIFINA, Nelson Brasil, comemorou a formação plural da nova gestão. “Os nomes que formam o novo Conselho Administrativo são representativos de todos os setores associados e foram todos escolhidos de forma que possamos aproveitar a experiência e a disponibilidade de cada integrante”.


Brasil também destacou a importância da biotecnologia, que ganha um representante exclusivo na presidência. Akira Homma é quem assume o cargo de vice-presidente de biotecnologia. “Akira figura entre os nomes internacionais de maior importância no segmento. A nossa expectativa com sua chegada é desenvolver e estimular empresas nascentes brasileiras nessa área”, afirmou o 1º vice-presidente.



O novo 2º vice-presidente, Reinaldo Felippe Nery Guimarães, aproveitou a ocasião para apresentar a proposta da Fiocruz em realizar uma parceria com a ABIFINA para fortalecer a produção de antibióticos no País.


Na mesma cerimônia, foram apresentados os resultados da gestão do biênio 2012-2014 e os planos para a próxima gestão. Entre os eixos estratégicos, estão o apoio a empresas nascentes, especialmente no campo da biotecnologia, a proximidade com o governo e o acompanhamento das decisões no Congresso Nacional e a continuidade do apoio e fortalecimento das PDPs.


Ao final do evento, os participantes puderam celebrar com um coquetel comemorativo.

Legenda:

Foto1 (da esquerda para direita): Odilon Costa, Marcos Oliveira, Akira Homma, Reinaldo Guimarães, Ogari Pacheco, Nelson Brasil, Telma Salles, José Loureiro Cardoso, Dante Alario e Mario França.

Foto 2: Nelson Brasil e Ogari Pacheco.

Anterior

2ª OFICINA ABIFINA - "FERRAMENTAS PARA INOVAÇÃO"

Próxima

Agência avalia nanotecnologias para a saúde