O Senado Federal e a Câmara dos Deputados aprovaram no dia 02 de abril o Projeto de Lei nº 2088, de 2023, de Autoria do Senador Zequinha Marinho (PL/PA), que estabelece critérios para suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira; e dá outras providências. 

O projeto votado autoriza o uso do princípio da reciprocidade tanto para as restrições ambientais da União Europeia, quanto para as situações nas quais podem ser enquadrados os aumentos de tarifa de importação. 

A nova legislação autoriza ao Poder Executivo a adotar medidas contra países ou blocos econômicos que promovam ações unilaterais que prejudiquem a competitividade das exportações brasileiras. Entre as opções à disposição da Câmara de Comércio Exterior (Camex), estão a imposição de sobretaxas e de barreiras não-alfandegárias.  

O projeto cria um ambiente favorável para que medidas de reciprocidade econômica e ambiental sejam adotadas. O texto prevê a imposição de tributos, taxas ou restrições sobre importações e permite, por exemplo, que a Camex suspenda concessões comerciais e de investimentos quando há decisões de países ou blocos econômicos que impactam negativamente a competitividade da produção nacional. A Camex pode suspender ainda concessões relativas a direitos de propriedade intelectual, como patentes. O texto também privilegia a busca de acordos por meio da negociação diplomática. 

O texto tramitou em regime de urgência e agora segue para sanção de Lula, esperada para esta sexta-feira, dia 04 de abril.  

Com informações do Poder 360, Jota, Agência Senado e Agência Câmara de Notícias 

Brasil na lista tarifária dos Estados Unidos  
Anterior

Brasil na lista tarifária dos Estados Unidos  

Próxima

Comissão do Senado aprova alteração de regras para registro de medicamento importado e de compra de medicamentos nacionais por laboratórios públicos

Comissão do Senado aprova alteração de regras para registro de medicamento importado e de compra de medicamentos nacionais por laboratórios públicos