Uma das presenças ilustres do ENIFarMed deste ano virá do Canadá, mas tem formação na Índia. Ravi Sharma, Diretor de Execução e Apoio Técnico na Secretaria da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, implementa, atualmente, Programas Nacionais de Adaptação de projetos de ação em 15 países menos desenvolvidos. Sharma finalizou o artigo sobre a NEPAD (Nova Parceria para o Desenvolvimento de África), que propõe um programa de ação sobre a mudança climática para a África, e iniciou o Projeto de Suporte Técnico para Países Menos Desenvolvidos sobre a adaptação às alterações climáticas. Além disso, foi o responsável pelo desenvolvimento da ampla estratégia do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) sobre mudanças climáticas e pela gestão da carteira de mudança climática na sede de Nairobi.
 
O 5º ENIFarMed abrirá espaço para uma abordagem sobre o Protocolo de Nagoya.  Uma vez em vigor, o protocolo estabelecerá as bases para um regime internacional eficaz para acesso e repartição dos benefícios oriundos do uso da biodiversidade, bem como dos conhecimentos tradicionais a ela associados. Como tal, representa um importante passo para a conservação da biodiversidade no plano global e a luta contra a biopirataria, com especial relevância para países como o Brasil, detentores de alta diversidade biológica.
 
O Protocolo fará com que os benefícios financeiros obtidos pelas empresas farmacêuticas e cosméticas a partir do uso de animais, plantas, e micro-organismos sejam compartilhados com as comunidades e os países de origem dos recursos naturais. Neste sentido, Sharma vai evidenciar o impacto do Protocolo nos desenvolvimentos e relações de fornecimento do mercado farmacêutico. Além disso, trará a visão política e as perspectivas de regulamentação do Protocolo que garante a proteção internacional do patrimônio biológico de qualquer país – que só poderá ser explorado por estrangeiros com autorização e pagamento de royalties.
 
Submissão de trabalhos prorrogada até dia 30 de junho


Os resumos de projetos relacionados à inovação em fármacos e medicamentos poderão ser encaminhados via site até o dia 30 de junho. Os aprovados participarão na Sessão de Pôsteres do 5º ENIFarMed. Os trabalhos que demonstrarem ter maior foco no mercado e relevância social serão selecionados para ser apresentados durante a Premiação Reconhecimento Técnico.


Inscrições através do site www.ipd-farma.org.br


 


 

Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação é lançada em Brasília
Anterior

Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação é lançada em Brasília

Próxima

ABIFINA: parceiros e amigos juntos, há 25 anos, pela fabricação local

ABIFINA: parceiros e amigos juntos, há 25 anos, pela fabricação local