A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lançou o sistema de Consulta aos Acordos de Preferência Tarifária (Capta). O objetivo do novo sistema é dar conhecimento sobre as preferências tarifárias que o Brasil recebe ou concede nos acordos comerciais. As preferências tarifárias indicam a redução percentual no imposto de importação em relação à tarifa aplicada.
A secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres, disse que “o Capta se soma às ferramentas de informação de comércio exterior do Ministério, oferecidas com qualidade e transparência, já conhecidas e bastante utilizadas pelos operadores, como o AliceWeb, o Radar Comercial e o Vitrine do Exportador”.


Para Tatiana, “o sistema dará conhecimento sobre vantagens comerciais de forma simples”, considerou. Antes do Capta, a única fonte de informação disponível sobre as preferências tarifárias eram os textos dos próprios acordos, que não apresentam, de forma direta, esses dados.


O diretor do Departamento de Negociações Internacionais (Deint) da Secex, Daniel Godinho, informou que o Capta continuará sendo desenvolvido e, em uma segunda etapa, o sistema disponibilizará as alíquotas aplicadas aos produtos brasileiros, conforme previsto nos acordos comerciais, e não apenas as preferências.


O banco de dados trará ainda informações sobre as alíquotas aplicadas aos produtos dos principais concorrentes do Brasil. “Desta forma, neste segundo momento, o exportador brasileiro contará com todas as informações necessárias para explorar as melhores alternativas comerciais para o seu produto”, explicou Godinho.


O acesso ao Capta é gratuito e pode ser feito de forma intuitiva, com o ‘modelo de três cliques’ para obtenção da informação. Ele já foi elaborado com versões compatíveis para smartphones e tablets.


O Capta oferece informações sobre preferências tarifárias, que consistem em redução percentual incidente sobre o imposto de importação. Hoje, o sistema apresenta detalhes sobre tratamento preferencial concedido pelo Brasil a 44 países assim como sobre o tratamento preferencial recebido pelo Brasil de 37 países.


O Capta pode ser acessado por meio do endereço: www.capta.mdic.gov.br de maneira fácil e rápida. Em primeiro lugar, o usuário seleciona a opção “exportar” ou “importar”, indicando o país de interesse. Em seguida, basta inserir o código do produto ou sua descrição. O sistema apresentará os acordos vigentes com suas respectivas preferências tarifárias.


A iniciativa visa contribuir para desburocratização e modernização do comércio exterior do País, de forma a ampliar o aproveitamento dos acordos negociados, bem como a participação das empresas brasileiras no mercado internacional.


Fonte: Secex

Novas regras para anuência prévia de patentes são publicadas
Anterior

Novas regras para anuência prévia de patentes são publicadas

Próxima

INPI regulamenta exame prioritário de pedidos de patente de medicamentos

INPI regulamenta exame prioritário de pedidos de patente de medicamentos