Acordo assinado na quarta-feira (8) poderá resultar em investimentos da ordem de R$ 4 milhões em assistência técnica aos produtores brasileiros na área da saúde. Trata-se de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Fundação Bill & Melinda Gates para ofertar aos laboratórios públicos do país qualificação para que estes atuem com boas práticas de fabricação. O objetivo é contribuir com a produção de vacinas a nível global.
“O investimento da Fundação Gates no Brasil é um reconhecimento da capacidade de produção científica brasileira”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta, Carlos Gadelha. Participarão do processo de qualificação o Instituto Butantan, a Fundação Ezequiel Dias e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
As ações serão realizadas dentro do Projeto de Assistência Técnica aos Produtores Públicos. De acordo com Gadelha, participar da saúde global significa priorizar a produção de vacinas para o mercado nacional e internacional.
A Fiocruz é uma instituição associada à ABIPTI.
Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do Ministério da Saúde