Foi publicada no dia 17 de novembro a consulta pública sobre a Estratégia Nacional de Descarbonização Industrial (ENDI), coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), representa um movimento estratégico do Governo Federal para transformar a indústria brasileira em um vetor de desenvolvimento sustentável.
A descarbonização da indústria tornou-se uma prioridade estratégica em todo o mundo, impulsionada pelo fortalecimento das políticas climáticas e pela redefinição dos critérios de competitividade global.
A ENDI insere a descarbonização no centro da modernização industrial, promovendo inovação tecnológica, competitividade e geração de empregos qualificados. A iniciativa busca valorizar a cadeia produtiva de baixo carbono ao passo que reduz estruturalmente as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor produtivo, contribuindo de forma decisiva para o enfrentamento do aquecimento global com transição justa.
A ENDI está dividida em torno dos quatro pilares estratégicos:
1. Pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e capacitação profissional.
2. Insumos descarbonizantes.
3. Estímulo à demanda por produtos de baixo carbono.
4. Financiamento e incentivos para a transição industrial.
A consulta pública tem por objetivo acolher contribuições qualificadas da sociedade, do setor produtivo, da academia e de especialistas para o aprimoramento da versão preliminar da ENDI. Após o período de contribuições, o documento será revisado e aprimorado, dando origem à versão final que orientará a política nacional de descarbonização industrial.
O processo de consulta pública da Estratégia Nacional de Descarbonização Industrial (ENDI) ficará aberto de 17/11/2025 a 17/01/2026 e pode ser verificado aqui.
