A Subsecretaria de Tecnologia da Informação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) realizou no dia 12, reunião virtual para apresentar a Plataforma SDA Digital, em fase de desenvolvimento. Fernanda Costa, especialista em Cadeia Química, Relações Governamentais e Internacionais da ABIFINA acompanhou a apresentação.
A Plataforma SDA Digital, ao entrar em operação, substituirá todos os sistemas em atividade no MAPA no âmbito da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), adotando tecnologias avançadas e inteligência artificial (IA) para ampliar a capacidade fiscalizatória, assegurando assim a conformidade com as normas regulatórias e promovendo eficiência, sustentabilidade e segurança no setor agropecuário.
Alinhada às diretrizes da Lei 14.515/2022, a Plataforma foi projetada para garantir modernização e rastreabilidade dos produtos agropecuários, permitindo o monitoramento em tempo real, assegurando ações corretivas imediatas e o cumprimento rigoroso das normas através de auditorias automáticas e notificações de irregularidades. Além disso, gerenciará informações com alto padrão de segurança e privacidade, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reforçando a transparência por meio de integrações com sistemas como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
As primeiras funcionalidades estão previstas para serem lançadas em novembro deste ano, com a implantação gradual a ser realizada em ondas de desenvolvimento, abrangendo centenas de modelos de processos já identificados.