A ITF Chemical, associada da ABIFINA, inaugurou no dia 28 de novembro, sua planta farmoquímica para produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) do cloridrato de Sevelamer, no polo Petroquímico de Camaçari, no estado da Bahia. A nova unidade de fabricação permitirá que a indústria pública de medicamentos, em decorrência da Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) com o laboratório nacional Cristália, fabrique na Bahia o medicamento, ainda este ano.


A PDP para o fornecimento do medicamento foi assinada entre o Ministério da Saúde, a BahiaFarma e os parceiros privados ITF Chemical e Cristália. O medicamento será fornecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com insuficiência renal crônica, em diálise, que necessitam dessa substância.


A fabricação local do medicamento expressa a consonância da atual política industrial com o desenvolvimento tecnológico do país, por meio do incentivo à produção local de insumos farmacêuticos ativos promovendo a incorporação de novas tecnologias e a verticalização da cadeia produtiva.


De acordo com a diretora geral da Bahiafarma, o cloridrato de Sevelamer será o primeiro medicamento fabricado pela indústria pública e, através de parceria com o Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do estado, este medicamento será integralmente fabricado no Brasil e evitará que farmoquimicas de fora do país forneçam o insumo básico.”


Ainda, participaram da cerimônia de inauguração, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governador do estado, Jaques Wagner, o secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla e
Representando o setor químico, o presidente da ABIFINA, Ogari Pacheco, o 1º vice-presidente da associação, Nelson Brasil, e o diretor de Relações Institucionais da entidade, Odilon Costa estiveram presentes na solenidade. Ainda, entre as autoridades que marcaram presença estão o Governador de Estado da Bahia, Jaques Wagner, o secretário Jorge Solla, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.


(Fonte: ABIFINA com informações Bahiafarma)

Anterior

Anvisa aprova quatro novas substâncias químicas de referência

Próxima

Incentivo à inovação une Finep e FAPERJ