Foi criado Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) com o objetivo de sugerir critérios, procedimentos e obrigações para aperfeiçoar a articulação entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual. O grupo foi formalizado pela Portaria Interministerial no 1.956, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (17/8).
O grupo será composto por representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Advocacia-Geral da União, da Anvisa e do  INPI. O Ministério da Saúde terá a atribuição de coordenar o GTI.
A Portaria estabelece um prazo de 60 dias para que o grupo apresente relatório final aos Ministros da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio com as sugestões discutidas.
INPI e Anvisa têm competência compartilhada no que se refere à análise de pedidos de patentes de produtos e processos farmacêuticos. A concessão da patente é atribuição do INPI, que submete o processo à Anvisa para que seja feita uma análise prévia dos aspectos relacionados à saúde pública.
Anvisa
A área responsável pela interlocução com o INPI na Anvisa é a Coordenação de Propriedade Intelectual, vinculada administrativamente ao Gabinete do Diretor-Presidente da Agência. Desde a semana passada, a área tem como coordenador o farmacêutico Antônio Carlos Bezerra, que trabalha na Anvisa desde sua criação, em 1999.
 


Fonte: Imprensa/Anvisa – Vanessa Amaral

Genéricos e Similares baseados no escitalopram podem ser novamente comercializados
Anterior

Genéricos e Similares baseados no escitalopram podem ser novamente comercializados

Próxima

Governo endurece punição a dumping

Governo endurece punição a dumping